Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

São João: confira o que abre e o que fecha em Pernambuco no feriado

Nenhum comentário

Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Capital pernambucana terá funcionamento especial já na segunda (22) e terça-feira (23)

RMR terá funcionamento especial durante o feriado e pontos facultativos - Foto: Rafael Furtado/Arquivo Folha de Pernambuco   São João, celebrado e aguardado pela festa, música e tradição, será comemorada na quarta-feira (24). A data, que é feriado municipal do Recife, trará um expediente também para repartições do governo de Pernambuco, além de alterações no comércio da Região Metropolitana.                                                                                                   A capital pernambucana terá funcionamento especial já nesta segunda (22) e terça-feira (23). As datas foram decretadas pontos facultativos pelo secretário de Articulação Política e Social em exercício da capital pernambucana, Victor Pinheiro de Carvalho.

Com isso, no Recife, na segunda, terça e quarta-feira da semana do São João as repartições públicas e entidades de administração do município não vão funcionar. Serviços essenciais da cidade terão expediente normal.                                                                                                            

No governo de Pernambuco, o funcionamento vai seguir a mesma lógica, já que esta segunda (22) e terça-feira (23) também foram decretadas como pontos facultativos. O esquema, com isso, será de fechamento das repartições públicas e entidades de administração do estado, exceto pelos serviços indispensáveis.

A abertura das lojas do centro e de bairros do Recife será facultativa apenas na quarta-feira (24), segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços (Sindilojas Recife). No fim de semana, segunda e terça-feira o funcionamento será normal.

Já os shopping centers da Região Metropolitana do Recife (RMR) funcionarão em horário especial na véspera e no dia de São João. 

Confira o que abre e o que fecha na RMR durante o São João:               Comércio

 23/06 (terça-feira) - normal (véspera de São João)
24/06 (quarta-feira) - Facultativo (São João e jogo do Brasil)

Shoppings

Recife
Shopping Recife
23/06 (terça-feira) - das 9h às 18h (véspera de São João)
24/06 (quarta-feira) - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)

RioMar Recife
Dia 23/06 - das 9h às 18h (véspera de São João)

Dia 24/06 - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)                                Shopping Boa Vista

Dia 23/06 - das 9h às 18h (véspera de São João)
Dia 24/06 - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)

Shopping Tacaruna
23/06 (terça-feira) - das 9h às 18h (véspera de São João)
24/06 (quarta-feira) - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)

Plaza Shopping
23/06 (terça-feira) - das 9h às 18h (véspera de São João)

24/06 (quarta-feira) - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)                  Shopping ETC

Dia 23/06 - das 9h às 18h (véspera de São João)
Dia 24/06 - das 12h às 18h (São João e jogo do Brasil)

Shopping de Afogados
23/06 (terça-feira) - das 9h às 17h (véspera de São João)
24/06 (quarta-feira) - fechado
 
Olinda
Shopping Patteo Olinda
Dia 23/06 - das 9h às 18h (véspera de São João)
Dia 24/06 - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)

Paulista
Paulista North Way Shopping
Dia 23/06 - das 9h às 18h (véspera de São João)

Dia 24/06 - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)                                Camaragibe

Camará Shopping
Dia 23/06 - das 10h às 18h (véspera de São João)
Dia 24/06 - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)

Jaboatão dos Guararapes
Shopping Guararapes
23/06 (terça-feira) - das 9h às 19h (véspera de São João)
24/06 (quarta-feira) - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)

Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada
Dia 23/06 - das  9h às 18h (véspera de São João)
Dia 24/06 - das 11h às 18h (São João e jogo do Brasil)
 
Igarassu
Shopping Igarassu
Dia 23/06 - das  9h às 18h (véspera de São João)

Dia 24/06 - das 12h às 18h (São João e jogo do Brasil)                                Moreno

Recife Outlet
Dia 23/06 - das  9h às 19h (véspera de São João)
Dia 24/06 - das 9h às 18h (São João e jogo do Brasi

Calor extremo atinge 1 bilhão de pessoas a mais do que atingia na década de 1970, aponta estudo

Nenhum comentário

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Na década de 1970, 55% da população mundial enfrentava pelo menos 90 dias de estresse térmico considerado "forte" por ano; esse número subiu para 70% atualmente

                                                                             O ano de 2025 está entre os mais quentes já registrados, com cerca de 1,43 grau Celsius (°C) acima dos níveis pré-industriais (18501900) - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil                                                                                          O calor extremo atinge mais pessoas, por mais tempo, e mais frequentemente do que na década de 1970 devido às mudanças climáticas, indicou um estudo publicado na revista Nature Climate Change nesta segunda-feira (22).                                                                              De acordo com o levantamento feito por Rebecca Emerton e colegas do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), a porcentagem de pessoas no mundo que sofre exposição a pelo menos um dia de estresse térmico extremo por ano cresceu de 16% para 22%, o que, levando em conta o aumento da população mundial no período, significa um bilhão de pessoas a mais sofrendo com temperaturas extremamente altas.
O estresse térmico é definido no estudo como a quantidade de calor que afeta uma pessoa. Além da temperatura, outros fatores devem ser levados em conta, como umidade, vento, radiação solar e a resposta do organismo de cada indivíduo. Por isso, o Índice Climático Térmico Universal (UTCI, na sigla em inglês) classifica dez categorias de estresse térmico, do frio ao calor extremo, com base nos impactos sobre o corpo humano.                    O estudo de Emerton e equipe traz outros dados alarmantes. Na década de 1970, 55% da população mundial enfrentava pelo menos 90 dias de estresse térmico considerado "forte" por ano; esse número subiu para 70% atualmente (ou seja, cerca de 5,8 bilhões de pessoas).

O número de dias de estresse térmico aumentou, com algumas regiões registrando até 50 dias adicionais de estresse térmico por ano e uma temporada de estresse térmico mais prolongada.

Além disso, as noites mais quentes do ano estão se aquecendo mais rapidamente (aumento de 0,32 °C por década) do que os dias mais quentes (0,27 °C por década) na média global, e os eventos combinados de dias e noites de estresse térmico estão se tornando mais frequentes, severos e prolongados em todos os continentes, principalmente na Europa e na África.                                                                                                                 Os autores explicam porque esse dado é importante: períodos de estresse térmico durante o dia, com pouco alívio durante a noite, podem ter graves implicações para a saúde e a mortalidade, e as evidências indicam que a duração da exposição ao estresse térmico é um fator importante para a saúde humana.

Conforme definição do relatório, o calor é a principal causa de mortalidade ligada às questões climáticas em escala global.

Sobre a América do Sul, o estudo avaliou que em boa parte do continente, incluindo no Brasil, a sensação térmica máxima nos dias mais quentes subiu de 2°C a 4°C desde os anos 1970. À noite, nos mesmos períodos, a mínima percebida aumentou de 1°C a 3°C.                                                              O estresse térmico extremo ocorre agora 2,5 vezes mais frequentemente na América do Sul, e regiões subtropicais, como o sul e parte do Sudeste do Brasil, agora registram até 50 dias a mais por ano com estresse térmico considerado pelo menos "forte"                   

Ministério Público abre inquérito civil para apurar Guerra dos Buscapés em João Alfredo

Nenhum comentário

 Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com/noticias: Investigação vai analisar impactos ambientais, riscos à integridade física da população e proteção de crianças e adolescentes durante o evento

                                                  Foto Redes sociais                                                      O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de João Alfredo, instaurou um Inquérito Civil para apurar a realização da tradicional Guerra dos Buscapés, que acontece no município no dia 29 de junho. A portaria, assinada nesta sexta-feira (19 de junho) pela promotora Ilanna Diniz Martins e publicada no Diário Oficial do Ministério Público de Pernambuco, converteu o procedimento preparatório em investigação formal.

Segundo o MPPE, o objetivo é verificar a regularização técnico-operacional do evento, os impactos ambientais, a proteção da integridade física da população e o cumprimento das normas de proteção integral às crianças e adolescentes.

Entre os fundamentos para a abertura do inquérito estão denúncias recebidas pela Ouvidoria do Ministério Público, que relatam que a Guerra dos Buscapés realizada em área urbana central provoca depredação do patrimônio público e privado, poluição atmosférica causada pela fumaça de pólvora, perturbação do sossego público e prejuízos econômicos a feirantes e comerciantes locais.

Dados da saúde registram vítimas

A Secretaria Municipal de Saúde de João Alfredo informou ao MPPE que a edição anterior do evento resultou no atendimento emergencial de 13 pessoas com queimaduras e traumas na Unidade Mista Joana Amélia Cavalcante. Destas, quatro precisaram ser transferidas imediatamente para unidades especializadas, incluindo o Hospital da Restauração e o Hospital Altino Ventura, em razão de lesões graves, como explosões e traumas oculares.

O Ministério Público destacou ainda que entre os feridos graves havia crianças e adolescentes de 11, 13 e 15 anos, o que, segundo a promotoria, pode representar violação aos princípios de proteção integral previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Investigação seguirá em andamento

Na portaria, o MPPE afirma que o prazo do procedimento preparatório havia se esgotado e que há necessidade de continuidade das investigações técnicas e das tratativas para eventual regularização segura do evento. O inquérito civil será comunicado ao Conselho Superior do Ministério Público, à Corregedoria Geral e aos Centros de Apoio Operacional das áreas de Meio Ambiente, Patrimônio Público e Infância e Juventude.


          Fonte: Com informações do Diário Oficial do Ministério Público de Pernambuco



MEC realiza vistorias e acompanha obras em unidades da UFPE no Recife e interior de Pernambuco

Nenhum comentário

 Segundo o site https://www.folhape.com.br: Agenda inclui visitas à Faculdade de Direito do Recife, Hospital das Clínicas e centros acadêmicos de Sertânia e Vitória de Santo Antão entre os dias 16 e 18 de junho

Equipe do MEC irá até o Hospital das Clínicas da UFPE - Foto: HC-UFPE/Divulgacão                                                      Obras em unidades da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) serão vistoriadas desta terça (16) à quinta-feira (18) por comitiva do Ministério da Educação (MEC) em Pernambuco. O secretário-executivo da pasta, Rodolfo de Carvalho Cabral, lidera o grupo que cumpre agenda no estado.                                                                                                                                                As atividades ocorrem no Recife; em Sertânia, no Sertão; e em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul.

Na capital pernambucana, a programação começa nesta terça, com visita às obras de restauração e adequação de acessibilidade da Faculdade de Direito do Recife, no bairro da Boa Vista, na área central da cidade. Também participam, além dos representantes do MEC, o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e o vice-reitor, Moacyr Araújo.                                               Já na quarta-feira (17), a agenda segue no Hospital das Clínicas da UFPE, na Cidade Universitária, na Zona Oeste. No local, será realizada a entrega do novo alojamento conjunto da maternidade, além de vistorias nas reformas das enfermarias e no espaço onde está prevista a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.

Ainda no Recife, também será feita uma inspeção nas obras de reforma e modernização do teatro da universidade.

As atividades serão encerradas na quinta-feira (18) com visitas a unidades da UFPE no interior do estado. Pela manhã, a equipe técnica acompanhará o andamento das obras do Centro Acadêmico do Sertão, em Sertânia.                                                                                                           No período da tarde, a vistoria será realizada no Centro Acadêmico de Vitória, em Vitória de Santo Antão, onde também estão em execução intervenções na estrutura da unidade.

Os trabalhos fazem parte de investimentos em infraestrutura educacional, incluindo ações de recuperação de prédios, melhorias de acessibilidade e modernização de espaços acadêmicos e hospitalares.         


Feira de Surubim terá mudanças temporárias durante montagem e realização do São João

Nenhum comentário

 Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com/noticias: Comércio da Rua João Batista será transferido para vias auxiliares ao longo de junho para garantir espaço à estrutura da festa junina da Vila Forró

A tradicional feira livre realizada aos sábados na Rua João Batista, no centro de Surubim, passará por mudanças temporárias durante todo este mês de junho. A medida foi adotada pela Prefeitura para permitir a montagem da estrutura da Vila Forró, no São João 2026, que ocupará o espaço onde normalmente ocorre a comercialização de produtos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Surubim, Bruno Caymmi, a transferência dos feirantes para ruas próximas busca assegurar que os comerciantes continuem trabalhando normalmente durante o período de preparação da festa.

“Durante todo este mês de junho, a feira da João Batista será realocada para as ruas auxiliares porque o espaço está sendo utilizado para a montagem da ornamentação e das estruturas do São João. Como aconteceu no ano passado, estamos adotando uma solução que já deu certo e que permite aos feirantes continuar comercializando seus produtos sem prejuízos”, afirmou o secretário.

De acordo com Bruno, a montagem da cidade cenográfica, das áreas de alimentação e do palco principal já está em estágio avançado, o que inviabiliza a realização simultânea da feira no local.

Ruas receberão os feirantes

Os comerciantes que tradicionalmente ocupam a Rua João Batista serão distribuídos em diferentes pontos do centro da cidade. Entre os locais definidos estão a Rua José Teteu; a Rua Maria Rejane Germano; e a Rua 15 de Novembro, no trecho compreendido entre a Amazônia Mix e a Praça Dídimo Carneiro.

Segundo o secretário, essas vias já recebem parte da feira livre aos sábados, mas terão ocupação ampliada durante o período junino. “Vamos intensificar a organização desses espaços junto à Guarda Municipal para evitar que motos e veículos ocupem áreas destinadas aos bancos dos feirantes. Precisamos aproveitar cada espaço disponível para acomodar todos os comerciantes”, explicou.

Feirantes afetados por interdição também serão realocados

Outra mudança envolve os comerciantes que atuavam na área da feira coberta afetada pelo desabamento parcial do teto. Conforme Bruno Caymmi, parte da estrutura permanece interditada por questões de segurança, exigindo a transferência dos trabalhadores para a Rua Urbano Vieira, no trecho próximo ao Açougue Público.

“O local continua isolado e estamos realizando intervenções para estabilizar a estrutura, com instalação de cabos de aço e reforços metálicos. Como existe risco na área interditada, os feirantes estão sendo realocados para que não fiquem sem trabalhar enquanto as medidas de segurança são executadas”, destacou.


Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim, celebra São João

Nenhum comentário

É tempo de celebrar nossas raízes, fortalecer nossa união e manter viva a cultura do nosso povo!

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim convida todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais para participarem do 3º São João dos Trabalhadores
Será um momento especial de confraternização, alegria e valorização das tradições nordestinas que fazem parte da nossa história. Prepare seu traje junino e venha celebrar conosco essa grande festa!


📅 Sábado
⏰ Às 7h
📍 Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim

Venha compartilhar esse momento de união, cultura e fortalecimento da agricultura familiar e dos trabalhadores rurais do nosso município.

🌽✨ Esperamos você!

Larvas em merenda escolar voltam a ser tema de debate em sessão na Câmara de Surubim

Nenhum comentário

Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com: Vereador Dr. Vavá apresenta Pedido de Informação cobrando esclarecimentos da Prefeitura Municipal sobre denúncia divulgada nas redes sociais

                                   Foto Carlos Galhardo- Blog Visão Surubim                                   O caso das supostas larvas encontradas na merenda escolar em uma escola municipal de Surubim voltou à pauta da Câmara de Vereadores durante a 15ª Reunião Ordinária, realizada a noite da quarta-feira (3 de junho). O vereador Dr. Vavá (Solidariedade) apresentou o Pedido de Informação nº 006/2026, solicitando esclarecimentos da gestão municipal sobre a denúncia que ganhou repercussão nas redes sociais no mês passado.

O episódio veio a público no dia 14 de maio, quando vídeos compartilhados por estudantes mostraram a presença de larvas em uma refeição servida na Escola Municipal Oliveiros de Andrade Vasconcelos. As imagens provocaram forte repercussão entre pais, alunos e moradores do município.

Pedido reúne dez questionamentos

O requerimento foi encaminhado ao prefeito de Surubim, Cleber Chaparral, à secretária municipal de Educação, Paula Souto Maior, ao nutricionista responsável técnico pela merenda escolar e ao órgão da Vigilância Sanitária.

Entre os dez pontos apresentados, o parlamentar solicita informações sobre a apuração do caso, cópias de laudos da Vigilância Sanitária, cardápios nutricionais vigentes, notas fiscais de aquisição dos alimentos e contratos firmados com fornecedores da merenda escolar.

O documento também questiona quais providências foram adotadas após a denúncia, como são realizados o armazenamento, o controle de validade e a higienização dos alimentos, além do número de inspeções sanitárias realizadas nas unidades de ensino da rede municipal nos últimos 12 meses.


             Dr. Vavá ainda pede esclarecimentos sobre a frequência com que a sopa é servida nas escolas, sua composição nutricional e se os estudantes estão recebendo alimentação completa, incluindo proteínas, frutas e legumes, conforme previsto no cardápio.

Vereadores defendem investigação sobre o fato

Ao defender o pedido na tribuna, Dr. Vavá afirmou que a iniciativa busca esclarecer os fatos e verificar quais medidas estão sendo adotadas pela administração municipal. “No meu entendimento, foi um dos maiores escândalos da educação de Surubim. Uma coisa que toda a cidade ficou estarrecida, ficou alarmada. Em uma escola no centro do município, talvez a maior escola da rede, e acontece uma barbaridade dessas. Não tem justificativa. A justificativa mais plausível era o afastamento de todos os envolvidos”, declarou o vereador.

O parlamentar também afirmou que o denunciante teria sofrido ameaças após a divulgação do caso e informou que medidas foram encaminhadas ao Ministério Público.

Durante a discussão da matéria, o presidente da Câmara Municipal de Surubim, o vereador Bomba (PSB) também comentou o episódio e criticou a falta de resposta da administração municipal após a divulgação das imagens. "O mais absurdo de tudo foi eu não ver uma nota da Secretaria de Educação nem do prefeito de Surubim. Nada. Ficaram calados”, afirmou. O vereador também cobrou maior fiscalização e responsabilidade quanto à qualidade dos alimentos oferecidos aos estudantes da rede municipal.


Surubim abre temporada dos Festivais Sesc Pernambuco de Quadrilhas Juninas 2026

Nenhum comentário

 Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com/noticias/cultura: Cidade será a primeira a receber as apresentações e terá representantes na disputa pela inédita final estadual promovida pelo Sesc Pernambuco


O município de Surubim será o ponto de partida dos Festivais Sesc Pernambuco de Quadrilhas Juninas 2026. A cidade receberá a primeira etapa da competição no próximo dia 12 de junho, no Sesc Ler Surubim, marcando a abertura oficial da programação estadual que também passará por Garanhuns, Floresta, Bodocó e Araripina.

Além de abrir a programação estadual, Surubim terá a oportunidade de revelar uma das quadrilhas que disputarão o título pernambucano na inédita final promovida pelo Sesc Pernambuco.

As inscrições para os festivais já estão abertas e seguem até o dia 5 de junho. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do evento https://eventos.sescpe.com.br/festivais-sesc-quadrilhas-juninas2026/. A iniciativa busca ampliar o acesso do público às apresentações de quadrilhas juninas, fortalecer a circulação dos grupos e preservar as tradições culturais ligadas ao ciclo junino nordestino.

Em Surubim, a disputa será voltada para quadrilhas da categoria estilizada. A taxa de inscrição é de R$ 150, podendo ser realizada pela internet ou presencialmente nas unidades do Sesc.

Uma das novidades desta edição é a criação da final estadual. As quadrilhas campeãs das etapas de Surubim, Floresta, Bodocó e Garanhuns disputarão o título pernambucano em Garanhuns, no dia 28 de junho. A vencedora garantirá vaga na etapa nacional do Concurso Brasileiro de Quadrilhas, o tradicional “Brasileirão”, promovido pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (CONAQJ).

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, os festivais representam mais do que uma competição, sendo uma celebração da identidade cultural nordestina e uma forma de fortalecer as tradições populares que movimentam o período junino.

Serviço:

Festival Sesc PE de Quadrilhas Juninas 2026 – Etapa Surubim

Fonte: 

1º Arraial Mamulengá celebra a cultura popular neste domingo em Surubim

Nenhum comentário

Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com/noticias: Evento gratuito reúne quadrilha junina, forró, exposição de arte e comidas típicas no Parque dos Mamulengos Gigantes


O clima de São João já toma conta de Surubim com a realização do 1º Arraial Mamulengá, promovido pelo projeto Memorial dos Severinos. A festa acontece no próximo domingo (7 de junho), das 16h às 20h, no Parque dos Mamulengos Gigantes, localizado no bairro Lagoa Nova, e promete reunir cultura popular, forró e tradições juninas em uma tarde de celebração para toda a família.

A programação será aberta às 16h com apresentações infantil e adulta da Quadrilha Junina Chama de Fogo, da comunidade de Lério de Cima. Em seguida, o público poderá aproveitar dois shows de forró: a banda Forró Autoral, de Surubim, e o Forró de Rabeca de Tito Mendes, de Olinda, encerrando a programação com muito arrasta-pé e valorização da cultura nordestina.

Além das atrações artísticas, o arraial contará com fogueira, exposição de arte e comercialização de comidas e bebidas típicas não alcoólicas, proporcionando uma experiência junina completa para os visitantes.

A entrada é gratuita, com acesso pelo Portal Pindorama, localizado na Rua Lagoa Nova, nº 502, no bairro Lagoa Nova. A organização informa que, em caso de chuva, o espaço contará com tendas para garantir o conforto do público.

Segundo os organizadores, a iniciativa nasce com a proposta de se tornar uma tradição no calendário cultural da cidade. A expectativa é que o Arraial Mamulengá seja o primeiro de uma série de eventos juninos permanentes realizados no espaço do Memorial dos Severinos, fortalecendo a preservação da cultura popular e das manifestações artísticas da região.


Sindicato de Portas Abertas

Nenhum comentário

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim nesta quarta feira(08) o informativo semanal na Rádio Integração FM (88.5).Apresentado pela presidente  Ivete Ramos Programa Sindicato de Portas Abertas

"Esse programa vai mostrar a força do trabalhador do campo e da cidade de uma maneira muito especial" 


Mulher é resgatada com vida após ser jogada de penhasco de 50 metros; ex dela é suspeito

Nenhum comentário

Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Ana Cláudia havia desaparecido após levar a filha para a escola, no bairro Pindorama, em Belo Horizonte, na manhã de segunda-feira (25)

Mulher é resgatada com vida após ser jogada de penhasco de 50 metros - Foto: Arquivo/Agência Brasil                              Alerta: o texto abaixo aborda temas sensíveis como violência contra a mulher, violência doméstica e estupro. Se você se identifica ou conhece alguém que está passando por esse tipo de problema, ligue 180 e denuncie.                                                                                                        Uma mulher foi resgatada com vida nesta terça-feira (26) depois de ser jogada de um penhasco de 50 metros no Parque Estadual Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte (MG). Ana Cláudia Rodrigues da Silva Souza, de 41 anos, ficou mais de 24 horas esperando por ajuda após a queda.

O ex-companheiro dela, Silvanildo Amâncio de Araújo, de 52 anos, foi preso pela suspeita de ter sequestrado e atirado a mulher do penhasco. O Estadão tenta localizar a defesa dele.

Ana Cláudia havia desaparecido após levar a filha para a escola, no bairro Pindorama, em Belo Horizonte, na manhã de segunda-feira (25). Ela tinha relatado à família que encontrou o ex-companheiro no trajeto.

Segundo a Polícia Militar (PM), o homem chegou a dizer para familiares que jogaria a mulher do penhasco. Ele teria confessado o sequestro e a tentativa de assassinato ao ser preso em Várzea da Palma, a mais de 300 km de Belo Horizonte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher foi levada consciente e sem sinais de fraturas para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na mesma cidade. Ela conversou com a equipe durante todo o resgate, feito com ajuda de um helicóptero entre o Mirante do Planeta e o Mirante dos Veadeiros - local de difícil acesso.

Ana Cláudia sofreu ralados principalmente nas costas e tinha um ferimento no pé. Ela permanecia internada até a última atualização desta reportagem.

A mulher sofreu duas quedas, conforme os bombeiros. A primeira, de cerca de 10 metros, era mais íngreme. Os outros 40 metros eram menos inclinados. Para tentar se salvar, ela ainda conseguiu subir cerca de 10 metros, até chegar ao ponto onde foi encontrada pelos bombeiros e içada pelo helicóptero. O trabalho de buscas e resgate contou com mais de 20 militares.

                                   

© Todos os direitos reservados