Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Rio terá onda de frio, e termômetros podem bater 13 graus mesmo antes do inverno; veja previsão

7 de junho de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://oglobo.globo.com/rio/noticia: Mesmo com sol, ainda não é hora de dispensar o agasalho. Temperaturas tendem a cair ainda mais no fim de semana

Não se engane com o dia de céu claro e sol na cidade do Rio. O inverno só chega no dia 21, nas ainda não é hora de guardar o casaco no armário. Ao longo da semana os termômetros vão oscilar, mas se mantêm marcando baixas temperaturas - ao menos para os padrões de terras cariocas. Pelos próximos dias, segundo o Climatempo, a máxima mais alta deve alcançar, com esforço, os 30 graus nesta terça-feira. Depois, tanto mínima como máxima ficam em torno dos 20 graus. Já na próxima semana, com o avanço de uma massa de ar polar pela região Centro-Sul do país, a expectativa é que os termômetros marquem entre 13 e 15 graus.

A queda na temperatura nesta semana ocorre devido a uma massa de ar seco. A nebulosidade reduzida não permite o calor ser retido. Ao longo do dia, é normal o "efeito cebola" no vestuário. O fim da madrugada e o início da manhã pedem agasalhos mais pesados. A subida gradual da temperatura vai dispensando as peças mais grossas e dos acessórios, como luvas e gorros.

— Quando o céu está quase sem nebulosidade, a atmosfera não consegue reter o calor. As nuvens servem como um cobertor, segurando a temperatura. Como não tem quase nenhuma nebulosidade, isso acontece após o pôr do sol até o fim da madrugada — diz a meteorologista do Climatempo Carine Gama.

A tendência é de queda ainda maior nos termômetros a partir do fim de semana. O efeito se dará por conta da passagem de uma massa de ar polar, a partir de quinta-feira. A previsão, no momento, é de que o Rio não seja um dos mais afetados. A queda brusca será na região centro-sul do Brasil, com destaque para os estados da Região Sul e São Paulo.

Municípios fluminenses na Região Serrana vão sentir um pouco mais a chegada do frio. A capital não deve superar os recordes batidos no fim do mês de maio, quando marcou mínima de 11,5 graus às 4h na Vila Militar, na Zona Oeste da cidade.

— A previsão é da massa de ar polar avançar no centro-sul do Brasil, mas não deve ser mais intensa do que a que tivemos no fim de maio para o Sudeste. A temperatura deve cair, e durante a semana que vem faz frio, mas não deve ser maior do que em maio — diz Carine Gama. — Na capital a temperatura deve ficar em torno de 13 graus a 15 graus, e máxima em torno de 20 graus.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados