Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Gasóleo sobe 16,4 cêntimos e gasolina 6 cêntimos. ISP só baixa no gasóleo

26 de março de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.noticiasaominuto.com/economia: Objetivo é conter a subida de preço prevista para a próxima semana.

 Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) vai ser reduzido em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo a partir da próxima segunda-feira, anunciou hoje o Governo. Assim sendo, o preço por litro do gasóleo deverá aumentar em 16,4 cêntimos e o preço da gasolina em seis cêntimos, de acordo com as estimativas do Ministério das Finanças.          No total, acumulando com a redução já anunciada anteriormente, o desconto do ISP no gasóleo ascende agora a 4,7 cêntimos por litro.

No caso do ISP na gasolina, que esta semana não sofre variações (uma vez que a subida é inferior a oito cêntimos), o desconto mantém-se em 3,7 cêntimos por litro.

Como forma de mitigar o preço dos combustíveis, o Governo decidiu semanalmente ajustar a taxa do ISP em função do acréscimo da receita do IVA.

De acordo com a informação das Finanças, o mecanismo de compensação fará com que o preço por litro do gasóleo suba 16,4 cêntimos em vez de 18 cêntimos no dia 28 de março.

A descida da taxa do ISP num valor correspondente à receita adicional do IVA que o Estado vai arrecadar devido ao aumento do preço dos combustíveis foi uma das medidas anunciada pelo Governo para mitigar o impacto da atual crise energética no rendimento das famílias e empresas.

A compensação entre um imposto e o outro visa neutralizar o agravamento fiscal que decorre do aumento do preço da gasolina e do gasóleo, estando previsto que o ajustamento seja feito semanalmente.

Para a composição do preço de venda ao público do litro de combustível contribui o preço do produto propriamente dito, onde o Governo não intervém, o ISP (de montante fixo) e o IVA, que incide sobre a soma destes dois e cujo valor aumenta quando a base sobe.

[Notícia atualizada às 19h44]

Leia Também: Combustíveis: AUTOvoucher continuará a dar desconto de 20 euros em abril

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!   

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados