Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Preços estão a subir. Afinal, em que consiste a inflação?

26 de março de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.noticiasaominuto.com: Fique a par do significado termo inflação e saiba ainda quais os bens e serviços que são considerados para o cálculo desta taxa.

Nos últimos dias, muito se tem ouvido falar sobre o aumento dos preços e a taxa de inflação. Afinal, em que consiste a inflação e porque que é importante para a economia?        "Numa economia de mercado, os preços dos bens e serviços estão sujeitos a variações. Alguns preços sobem, outros descem. A inflação ocorre quando se verifica um aumento geral dos preços dos bens e serviços, não apenas de artigos específicos: significa que, com um euro, se compra menos hoje do que ontem. Por outras palavras, a inflação reduz o valor da moeda ao longo do tempo", explica o Banco Central Europeu (BCE). 

Para o cálculo da inflação são tidos em conta todos os bens e serviços consumidos pelas famílias, incluindo:

  • Artigos do dia a dia (como produtos alimentares, jornais e gasolina);
  • Bens duradouros (como vestuário, computadores pessoais e máquinas de lavar roupa)
  • Serviços (como cabeleireiro, seguros e renda de casa). 

Ainda segundo o BCE, todos os bens e serviços consumidos pelas famílias ao longo do ano são representados por um 'cabaz' de artigos.

"Cada um dos produtos incluídos no cabaz tem um preço, que pode variar com o tempo. A taxa de inflação homóloga é o preço do cabaz completo num determinado mês, comparado com o seu preço no mesmo mês um ano antes", explica o banco central. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência! 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados