Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Idosa de 79 anos é mordida por tubarão em Ubatuba (SP), confirma instituto

18 de novembro de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Em informe técnico preliminar divulgado à imprensa, o Gadig afirma que os indícios indicam se tratar de tubarão-tigre ou de um tubarão cabeça-chata

O Instituto Argonauta, ligado ao Aquário de Ubatuba (SP), confirmou nesta quinta-feira (18) o segundo acidente envolvendo uma mordida de tubarão a acontecer na região em menos de duas semanas. No dia 14 de novembro, uma idosa de 79 anos se banhava nas águas da Praia Grande quando sentiu a mordida do animal. O biólogo e pesquisador da Unesp Otto Bismarck Gadig confirmou se tratar de um ferimento causado por um tubarão.                                                                                              Em informe técnico preliminar divulgado à imprensa, o Gadig afirma que os indícios indicam se tratar de tubarão-tigre ou de um tuburão cabeça-chata.

A vítima é de Minas Gerais e estava em Ubatuba em viagem com a família para o feriado da Proclamação da República. Segundo a prefeitura, ela foi levada para a Santa Casa, onde foi atendida e depois liberada.

De acordo com o laudo do Instituto, a mordida causou uma lesão pouco profunda de cerca de 20 centímetros na perna. A mordida deve também cunho investigativo por parte do animal, segundo o documento. 
 

No dia 3 de novembro, um turista francês sofreu um ferimento semelhante enquanto frequentava a praia do Lamberto, na mesma cidade. De acordo com seu relato, ele sentiu a mordida enquanto estava nadando e após ter avistado um cardume de peixes. No momento, a vítima recebeu atendimento médico e já se encontra em seu país de origem. Dias depois, o Instituto Argonauta confirmou se tratar de uma mordida de tubarão. Foi o primeiro episódio envolvendo esse animal em 32 anos a acontecer na cidade.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, o mar da região conta com diferentes espécies de tubarões em suas águas. No entanto, acontecimentos como esses são raros. Inicialmente, o Instituto chegou a dúvidar que o caso do dia 3 de novembro envolvesse um tubarão, mas mudou de opinião diante das evidências coletadas

Segundo o Instituto, a presença desses animais na costa pode estar atrelada a busca por alimentos, e fenômeno similar estaria acontecendo com baleias, que estariam sendo mais avistadas na região nos últimos anos. No entanto, o Instituto Argonauta ressalta que é ainda cedo para afirmar o motivo por trás do aparecimento desses animais.

O Instituto afirma que as pessoas não precisam deixar de frequentar o mar, mas deu recomendações de como se prevenir:

 Ficar sempre em grupo. Os tubarões normalmente atacam banhistas solitários

Não se afastar demasiadamente da praia, onde estará isolado e longe de assistência

Não avançar para águas muito profundas, não ultrapassando, de preferência, o ponto onde alcança pé Evitar nadar de manhã cedo e ao final da tarde, quando os tubarões são mais ativos

Não entrar na água, se estiver sangrando de um ferimento

Não usar jóias brilhantes ao entrar na água

Não bater constantemente na água e evitar banhar-se com pequenos animais

Não nade em meio a cardumes de peixes ou onde as pessoas estão pescando

Evite nadar quando a água estiver muito turva   

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados