terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

PERIGO! 41 foliões sofrem ataques com agulhas em blocos de carnaval

Segundo o site https://www.radardf.com.brAté o último domingo (23), 41 pessoas alegam terem levado agulhadas durante as festas de carnaval em Recife , Olinda e também no município de Orobó . Isso segundo informações divulgadas no fim da tarde desta segunda-feira (23) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).Das 41 pessoas notificadas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs) do dia 15 ao dia 23 deste de fevereiro, 25 são mulheres e 16 são homens.
Ainda de acordo com a SES, após uma triagem feita no Hospital Correia Picanço , na Zona Norte do Recife, 33 pacientes realizaram a profilazia pós-exposição (PEP) para prevenir uma possível infecção pelo vírus HIV e outros.Os demais teriam se recusado a fazer o teste ou já tinham passado do período de 72 horas preconizadas para o início da terapia. Todos foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias, para conclusão do tratamento.
A SES informou que os pacientes ainda foram orientados a realizar o monitoramento permanente de possíveis infecções no próprio Hospital Correia Picanço, ou nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) dos municípios de São Lourenço da Mata (Hospital e Maternidade Petronila Campos); Caruaru (UPA Vassoral), Pesqueira (Hospital Dr. Lídio Paraíba) e Serra Talhada (Hospital Professor Agamenon Magalhães – Hospam).
Os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são baixos, em média 0,3%, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.
Todos os pacientes foram orientados a procurar os órgãos policiais para investigação das ocorrências, já que as investidas podem ser tipificadas como crime .
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que recebeu, somente neste Carnaval, denúncias de 25 pessoas. Dez denúncias ocorreram no sábado (22) e 15 foram feitas no domingo (23). A PCPE instaurou inquérito e está apurando os fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário