segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Feriado do Dia do Servidor Público: confira o que abre e o que fecha no Recife

Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambucoServiços oferecidos pelo Detran e pela prefeitura do Recife são afetados na segunda-feira (28). Escolas e creches fecham e mercados públicos têm funcionamento facultativo.
O Dia do Servidor Público é celebrado na segunda-feira (28). O feriado afeta os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da prefeitura do Recife nas áreas de educação, saúde, assistência social, finanças, cultura, esporte e lazer.

Nessa data, o Tribunal de Justiça de Pernambuco funciona em regime de plantão judiciário, mas o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região abrem normalmente, pois transferiram o feriado para quinta (31) e sexta (1º).
Confira, abaixo, o que abre e o que fecha no feriado:

Mercados e feiras

Os mercados públicos, o Calçadão dos Mascates (Camelódromo), o anexo do Mercado de São José, o Centro de Comércio do Cais de Santa Rita e as feiras do Recife funcionam das 6h às 18h na segunda (28). Segundo a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), a abertura de cada boxe é opcional.            

Educação, Compaz e bibliotecas

Na rede municipal de ensino do Recife, não há aulas na escola, sendo retomadas na terça (29), quando também voltam a funcionar as creches municipais, a partir das 7h. As escolas profissionalizantes da prefeitura, as unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz) e bibliotecas públicas também ficam fechadas.

Emprego e empreendedorismo

As agências do emprego de Casa Amarela, na Zona Norte; Afogados, na Zona Oeste; e Rio Branco, no Centro, só funcionam na terça (29). As Salas do Empreendedor que funcionam no térreo da prefeitura, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, não abrem no feriado.

Procon e finanças

O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife, e o posto que funciona no Shopping RioMar, no Pina, não abrem na segunda (28). Informações com relação a Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), a Imposto Sobre Serviços (ISS) e taxas referentes ao município podem ser acessadas no Portal de Finanças.
O Procon Recife também fecha na segunda (28), tanto na sede, na Boa Vista, quanto nos postos avançados nas unidades do Compaz Ariano Suassuna e Eduardo Campos. Eles voltam a funcionar na terça (29), das 8h às 13h.                

Detran

Na segunda (28), não há expediente na sede do Detran, nas Unidades de Táxis e Coletivos, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), lojas da autarquia nos shoppings e nos expressos cidadão. Entretanto, as operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro continuam sendo realizadas nas ruas, fiscalizando o trânsito.

Mulher e Assistência Social

O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector ficam fechados no feriado. Entretanto, o "Liga, Mulher", número de orientação do Clarice Lispector, funciona em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do serviço é o 0800.281.0107 e a ligação é gratuita.
As casas de acolhimento institucional da prefeitura funcionam normalmente, 24 horas. Elas são destinadas a famílias ou pessoas com vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

Edifício-sede da prefeitura
Edifício-sede da Prefeitura do Recife tem serviços suspensos no feriado — Foto: Katherine Coutinho/G1                                            Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam durante o feriado, retornando na terça (29), das 8h às 17h.

Cultura, esportes e lazer

Os espaços culturais geridos pela prefeitura do Recife ficam fechados ou têm expediente administrativo, sem atendimento ao público, na segunda (28). O Parque Dona Lindu e o Sítio Trindade ficam abertos no feriado, quando também funcionam normalmente as 19 Academias do Recife. O Jardim Botânico e o Econúcleo Jaqueira ficam fechados no feriado.

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) funciona normalmente no feriado. As quatro Upinhas 24 horas ficam abertas para atender pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. As demais Unidades de Saúde da Família, incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, não funcionam na segunda (28). 
Hospital da Mulher do Recife oferece atendimento no Dia do Servidor Público — Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação                O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, é normal para a realização de partos encaminhados pelo Sistema de Regulação do Recife. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos também funciona durante o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais funcionam 24 horas, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas policlínicas e no Hospital Pediátrico Helena Moura, na Tamarineira, também funcionam.
Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, recebe moradores do Recife, entre 8h e 12h. Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife tem plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, das 8h às 17h, por meio dos números (81) 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) fica à disposição 24 horas para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite. O serviço pode ser acionado gratuitamente pelo número 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.                                                                                                             

   

Justiça e Ministério Público do Trabalho
Plantão Judiciário do 2º Grau do TJPE ocorre no Palácio da Justiça — Foto: Arquivo/G1
O Ministério Público do Trabalho funciona na segunda (28), pois o feriado foi transferido para a quinta (31) e sexta (1º), retornando às atividades no dia 4 de novembro. O calendário, segundo o órgão, acompanha o do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região.
Com as atividades judiciais suspensas no feriado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funciona em regime de plantão judiciário para atender demandas urgentes de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outras.
O Plantão Judiciário do 1º Grau na Capital acontece no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra, no Centro, das 13h às 17h. Os plantões do 1º Grau são realizados também em 14 unidades judiciárias do Grande Recife e do interior.                                                                                                                  O Plantão Judiciário do 2º Grau ocorre no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio. O horário de funcionamento é das 13h às 17h.
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) funciona normalmente, das 9h às 18h, na segunda (28). O feriado foi transferido para quinta (31) e sexta (1º).
          

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lava Jato: Horacio Cartes teria enviado US$ 500 mil a doleiro foragido

Segundo o site https://www.redetv.uol.com.br:  Cartes teria enviado o valor para Messer  Integrantes da força-tarefa da   Lava Jato no Rio d...