Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Fuselagem do Globocop é retirada do mar e segue para perícia na Base Aérea da Aeronáutica, no Recife

24 de janeiro de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Aeronave que presta serviços à TV Globo caiu na Praia do Pina, na Zona Sul da capital, na manhã desta terça (23), deixando dois mortos e um ferido.  Retirada do que restou do Globocop de dentro do mar ocorreu na noite desta terça (23) (Foto: Reprodução/TV Globo)fuselagem do Globocop, helicóptero que presta serviço à TV Globo e caiu no mar do Recife na manhã desta terça-feira (23), foi retirada da água por volta das 22h e levada, em um caminhão, para a Base Aérea da Aeronáutica, no bairro do Jordão, na Zona Sul da capital pernambucana, para passar por perícia. O acidente resultou na morte de duas pessoas e deixou uma gravemente ferida. (Veja vídeo acima)
A retirada dos destroços foi realizada pela empresa Helisae, que presta serviços à TV Globo no Recife há mais de 15 anos e à qual pertence à aeronave de modelo Robinson R44/Newscopter, específica para filmagem aérea. Ao todo, cinco mergulhadores profissionais participaram do trabalho, dois deles atuando diretamente dentro do mar, outros dois dando instruções e um na supervisão.         Como a ideia inicial de emergir a aeronave com boias foi descartada, um guindaste foi utilizado para retirar a fuselagem do Globocop, que pesa cerca de duas toneladas e meia. Antes de começar a retirada do que sobrou do helicóptero, placas de ferro foram colocadas em cima do guindaste para evitar que ele caísse com o peso dos destroços.
"O equipamento está com capacidade operacional, configurado com todos os contrapesos, para retirar até quatro toneladas e meia de dentro da dágua. Fitas de operação de guindaste foram colocadas no helicóptero para ele ser içado", explicou Fernando Selva, representante da empresa responsável pelo guincho. Caminhão levou fusilagem do Globocop para perícia na Base Aérea da Aeronáutica (Foto: Reprodução/TV Globo) Caminhão levou fusilagem do Globocop para perícia na Base Aérea da Aeronáutica (Foto: Reprodução/TV Globo)
Em pouco mais de três minutos, o que sobrou da aeronave foi retirado totalmente de dentro do mar. O trabalho foi acompanhado por uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II). Moradores da área onde aconteceu o acidente também foram ao local para conferir o resgate do Globocop.Helicóptero caiu no mar da praia do Pina, na Zona Sul do Recife, por volta das 6h10 desta terça-feira (23) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
"Foi um trabalho bem tenso, pois as condições do mar não estavam favoráveis, mas conseguimos executar com êxito. A sensação é de dever cumprido, pois tudo foi executado sem acidente", contou Alex Rodrigues da Silva, um dos dois mergulhadores que entraram no mar para retirar a fuselagem do helicóptero.
Apesar da presença do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar no local do acidente, algumas das peças do helicóptero foram retiradas ao longo do dia por moradores que acompanhavam o trabalho das corporações. Entre as peças retiradas da água, estava a cauda da aeronave, encontrada quebrada.                    De acordo com o Seripa II, ainda não há como presumir o que causou a ruptura dessa estrutura específica. Os equipamentos retirados da água vão passar por análise. Bombeiros mergulhadores se preparam para entrar no mar, para resgate da fuselagem do Globocop que caiu no Recife, nesta terça-feira (23) (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
As polícias Civil e Federal abriram inquéritos para investigar o caso. “[A fuselagem] vai ser periciada com calma para se chegar à conclusão dos motivos do acidente. Parte das praias do Pina e de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, ficaram interditadas na manhã desta terça-feira (23), após queda do Globocop (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Vamos reunir algumas filmagens, depoimentos de populares e a análise dos destroços para, ao final da investigação, chegar à conclusão do que aconteceu”, afirmou o delegado da Polícia Federal Dário Sá Leitão, à frente do caso.    Globocop cai na orla da Zona Sul do Recife  (Foto: Arte/G1)Das três pessoas que estavam na aeronave no momento do acidente, duas morreram. Uma delas, o piloto, Daniel Galvão, tinha 36 anos, era casado e não tinha filhos. Moradores, incluindo crianças, carregam parte da fuselagem do Globocop que caiu nesta terça-feira (23), no Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Segundo o pai do piloto, Geraldo Galvão, Daniel era apaixonado pela aviação.                                            Globocop era pilotado pelo comandante Daniel Galvão, que morreu no local (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)O velório de Daniel teve início às 18h desta terça (23), em uma funerária no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, mas os parentes não quiseram falar com a imprensa. O enterro do piloto está previsto para as 11h da quarta (24), no Cemitério de Santo Amaro.     Ambulâncias do Samu foram ao local para resgate das vítimas da queda do Globocop, na manhã desta terça-feira (23), na orla do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press) A outra vítima fatal do acidente é a 1º sargento da Aeronáutica Lia Maria Abreu de Souza, de 34 anos.Lia Maria Abreu de Souza, 1ª sargento da Aeronáutica, estava no Globocop e faleceu durante o resgate (Foto: Reprodução/Facebook) Com 17 anos de atuação, ela já trabalhou em São Paulo e no Acre antes do Recife. Segundo a Aeronáutica, ela fazia parte do efetivo do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III). Bombeiros mergulhadores se preparam para entrar no mar em busca da fuselagem do Globocop que caiu no Recife, nesta terça-feira (23) (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Ela foi convidada pela Helisae, empresa dona da aeronave, para participar do voo na noite da segunda (22). Polícia isolou a área em que Globocop caiu na manhã desta terça (23), na Zona Sul do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
De acordo com a Aeronáutica, o velório de Lia ocorre na manhã da quarta-feira (24), na Guarnição de Aeronáutica do Recife. O acesso será restrito ao efetivo da guarnição. Em seguida, o corpo da militar será levado para o Rio de Janeiro, onde estão seus parentes.    Bombeiros buscam no mar a fuselagem do Globocop, que caiu na manhã desta terça-feira (23), na Zona Sul do Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)  Sobrevivente da tragédia, o operador de sistemas Miguel Brendo Pontes Simões, de 21 anos, foi levado em estado gravíssimo, com politraumatismo e uma lesão grave na face, ao Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife.Miguel Brendo Pontes Simões, 21 anos, operador de transmissão que estava no Globocop e ficou gravemente ferido (Foto: Reprodução/Facebook) Responsável pela captação, gravação e transmissão de imagens, ele passou por cerca de cinco horas de cirurgia e os médicos não descartam novos procedimentos. Ambulâncias, carros de bombeiros e da polícia foram enviados ao local do acidente com Globocop, nesta terça-feira (23), no Recife  (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Ele segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde, onde permanece sedado, respirando com a ajuda de aparelhos e em estado grave. Um novo boletim sobre o quadro clínico de Miguel tem divulgação prevista para as 8h da quarta (24).

GlobocopCena do acidente chamou atenção da população, que se aglomerou no local onde o Globocop caiu (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Assim como Miguel Brendo, Daniel Galvão era funcionário da Helisae, empresa que presta serviços à TV Globo no Recife. Bombeiros retiram peças do Globocop que caiu no mar, no Recife, nesta terça-feira (23) (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Dono da empresa, o comandante Wagner Monteiro informou, em entrevista nesta terça (23), que a aeronave havia passado pela inspeção anual de manutenção no dia 16 de janeiro. Segundo ele, o helicóptero era mantido pelos padrões técnicos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e outros órgãos responsáveis.   Parte da fuselagem do Globocop chegou à orla do Pina, na Zona Sul do Recife, por volta das 9h30 desta terça-feira (23) (Foto: Wanessa Andrade/GloboNews)                                            

Trajeto

Segundo informações da Infraero, o Globocop decolou do hangar, localizado ao lado do Aeroporto Internacional do Recife, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana, às 5h50 (horário local) desta terça (23). A aeronave decolou com destino ao litoral.     Bombeiro se prepara para entrar no mar em busca da fuselagem do Globocop que caiu na manhã desta terça (23), na Zona Sul do Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) Às 6h, o helicóptero sobrevoava a orla, quando foram exibidas as imagens da Praia de Boa Viagem ao vivo na abertura do Bom Dia Pernambuco, que mostravam o tempo fechado e com chuva. Partes da fuselagem do Globocop estão sendo retiradas do mar (Foto: Ado Carneiro/Pernambuco Press)
Às 6h05, o Globocop fez uma curva quando sobrevoava a Praia do Pina porque seguiria para o bairro da Jaqueira, na Zona Norte. Nesse momento, as imagens tremeram. Em seguida, o helicóptero caiu no mar, perto de algumas pedras. Vários pedaços do helicóptero já foram retirados do mar (Foto: Aldo Costa/Pernambuco Press)

GLOBOCOP cai AO VIVO na orla da Praia do Pina, em Recife

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados