Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Débora Garofalo recebeu o Global Teacher Prize, conhecido como "Nobel da Educação"
Débora Garofalo recebeu o Global Teacher Prize, conhecido como "Nobel da Educação" - Foto: Reprodução/@varkeyfdn via Instagram A Varkey Foundation, fundação internacional responsável pelo prêmio conhecido como o "Nobel da Educação", concedeu à educadora Débora Garofalo o título inédito de professora mais influente do mundo em fevereiro. Em uma cerimônia realizada na segunda-feira (2) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a brasileira recebeu o prêmio Global Teacher Influencer of the Year, lançado neste ano para reconhecer professores excepcionais que usam as redes sociais para estender a aprendizagem para além da sala de aula.O evento antecedeu a entrega do Global Teacher Prize, conhecido como "Nobel da Educação". Em 2019, Débora também foi a primeira mulher brasileira e da América do Sul a ser finalista desse prêmio. Débora é graduada em Letras e Pedagogia, mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP e foi Fab Learn Fellow pela Columbia University (EUA). Ela se tornou referência em inovação na educação ao criar uma iniciativa de democratização do acesso à tecnologia que transcendeu a sala de aula e influenciou políticas públicas pelo Brasil.
Leia também
• Tia e prima do secretário de Educação do México são assassinadas
• Governo debate combate ao antissemitismo com foco na educação
• Escola Eleva Recife promove evento gratuito para profissionais da saúde e da educação
Professora criou projeto inovador
O reconhecimento foi resultado de um projeto de ensino de robótica com sucata para estudantes de escola pública, idealizado por Débora em 2015 e aplicado na rede municipal da periferia de São Paulo.
Nele, jovens de 6 a 14 anos desenvolveram seus protótipos com sucata e aprendem sobre montagem de motor, circuitos e programação, o que contribuiu para o reaproveitamento de 1 tonelada de materiais recicláveis. A metodologia recebeu prêmios nacionais e internacionais, virou tema de livros escritos pela professora e foi incorporada como política pública do estado de São Paulo, "através da implementação do componente de tecnologia e inovação e de uma tríade de inovação", conforme o site Débora Garofalo Educação.
Influenciou, ainda, a elaboração de políticas em outras partes do Brasil, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul Hoje, Débora atua como palestrante e consultora, "capacitando educadores e instituições para os desafios do século 21".

Nenhum comentário
Postar um comentário