Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Novo equipamento reúne serviços sociais, jurídicos e de saúde em um só espaço e marca avanço nas políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade
Espaço reúne em um único local serviços sociais, jurídicos, de saúde e de inclusão produtiva - Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta quinta-feira (6), o Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua (CINPOP), o primeiro equipamento do tipo no Brasil. Localizado no bairro de Santo Amaro, o espaço reúne em um único local serviços sociais, jurídicos, de saúde e de inclusão produtiva. Com investimento de R$ 1,1 milhão, o centro amplia em 200% a capacidade de atendimento em comparação a um Centro POP tradicional, podendo atender cerca de 150 pessoas por dia. Leia também
• Câmeras registraram momento do sequestro de jovem que foi encontrado morto dias depois
• Senac Recife abre inscrições para cursos de idiomas
• Unit-PE promove Corrida da OAB-PE neste domingo em Boa Viagem
Estrutura reúne diferentes serviços
“Ações como a de hoje deixamos de forma materializada um centro, um protocolo, um modelo de gestão e governança, para poder cuidar de quem mais precisa, e isso faz toda a diferença. Um dos maiores desafios da administração pública são aquelas ações transversais, onde acaba a responsabilidade de uma secretaria e começa a da outra. Mas para as pessoas e, principalmente as mais vulneráveis, não importa de quem é o problema. O que importa é que ele seja resolvido e enfrentado. E a responsabilidade é de quem está do outro lado do balcão”, afirmou o prefeito João Campos.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Pâmela Alves, o novo centro representa uma nova etapa nas políticas de atenção à população em situação de rua.
Saúde e política sobre drogas
Além disso, o local abrigará a Sala da Equipe do Serviço Especializado e de Abordagem Social (SEAS), responsável pelo acompanhamento de pessoas em situação de rua, planejamento de ações e encaminhamentos adequados aos serviços da rede municipal.
As defensorias oferecerão assistência jurídica gratuita e acompanhamento de casos nas esferas estadual e federal. O TJPE atuará com orientação sobre processos, conciliação e emissão de certidões, enquanto o TRE garantirá emissão e regularização de títulos de eleitor, fortalecendo o exercício da cidadania.
Conecta digital e incentivo à leitura
O CINPOP também abriga o Espaço Conecta, iniciativa da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e da Empresa de Informática do Recife (Emprel), que facilita o acesso aos serviços públicos digitais. No local, é possível realizar agendamentos, acessar o Gov.br e solicitar serviços municipais. O secretário Rafael Cunha explicou o objetivo da ação:
“O Conecta Recife nasceu com o propósito de tornar os serviços públicos mais próximos do cidadão, acessíveis e eficientes. Nesse caso, com atenção especial ao acolhimento de pessoas em situação de rua. A presença do Espaço Conecta no CINPOP representa mais um passo nesse caminho, garantindo que todos, especialmente quem enfrenta maiores vulnerabilidades, possam exercer plenamente sua cidadania e participar da transformação digital da cidade.”
Com essa unidade, o Recife passa a contar com 10 Espaços Conecta inaugurados desde o lançamento do projeto, em novembro de 2022. No mesmo espaço, foi inaugurado o 5º ponto de leitura da rede Bibliotecas pela Paz, que integra o programa Recife Cidade Leitora. O acervo reúne cerca de 300 títulos, incluindo livros em Braille, revistas e obras literárias diversas, promovendo acesso à cultura e à cidadania.
Serviço
Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua (CINPOP)
Endereço: Rua Coelho Leite, 677 – Santo Amaro, Recife
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h
Investimento: R$ 1,1 milhão
Capacidade de atendimento: 150 pessoas por dia Com informações da assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário