Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: O responsável por ter disparado no sábado contra Manzo tinha 17 anos e atendia pelo nome de Víctor Ubaldo
Policiais fazem a guarda em frente a uma funerária onde está o corpo do prefeito Carlos Manzo, em Uruapan, estado de Michoacán, México - Foto: Marcos Morales / AFPAutoridades do oeste do México identificaram o assassino do prefeito Carlos Manzo, cujo crime desencadeou protestos desde o fim de semana passado, anunciou nesta quinta-feira (6) o Ministério Público do estado de Michoacán. O responsável por ter disparado no sábado contra Manzo, presidente municipal de Uruapan, durante um evento público pela festa do Dia de Finados, tinha 17 anos e atendia pelo nome de Víctor Ubaldo, informou em entrevista coletiva o procurador estadual, Carlos Torres.
Ubaldo foi abatido pelos seguranças do prefeito após o ataque, mas sua identidade só foi conhecida depois que sua família reivindicou seu corpo, indicou o procurador.
Leia também
• Assassinato de prefeito mexicano questiona estratégia de Sheinbaum contra o crime
• Sheinbaum condena assassinato de prefeito mexicano e promete fortalecer segurança
• Prefeito mexicano é morto durante celebrações do Dia dos Mortos
Apesar de ser menor de idade, as autoridades divulgaram fotografias do rosto de Ubaldo, algo que é proibido por lei no México.
O procurador acrescentou que o autor material do homicídio contou com a colaboração de pelo menos dois cúmplices que ainda não foram detidos.
O crime está "relacionado a grupos do crime organizado", assegurou o funcionário, sem detalhar o nome de algum cartel. Em Michoacán, uma importante região agrícola que se destaca na produção de abacate e limão, operam pelo menos cinco máfias de narcotraficantes lideradas pelo poderoso Cartel Jalisco Nova Geração.
Inicialmente, dois homens que ficaram feridos no ataque a tiros estavam na condição de "investigados", mas as investigações mostraram que não estiveram envolvidos no atentado. Tratava-se de um integrante da Proteção Civil e de um vereador, informou na segunda-feira o governo estadual.
Em Uruapan, Grecia Quiroz, viúva do prefeito assassinado, o substituiu no cargo e tomou posse na quarta-feira. O assassinato do prefeito ocorreu poucos dias depois de o líder dos produtores de limão de Michoacán, Bernardo Bravo, ter sido morto a tiros.
Nenhum comentário
Postar um comentário