Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Operação violenta contra manifestantes no Sri Lanka gera preocupação internacional

22 de julho de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Soldados foram vistos atacando civis, incluindo jornalistas, com cassetetes enquanto avançavam em direção a grupos de manifestantes reunidos no local

As forças policiais do Sri Lanka recuperaram o último prédio público ocupado por manifestantes antigoverno em Colombo nesta sexta-feira (22), em uma operação violenta que despertou preocupação na comunidade internacional. 

Centenas de policiais e soldados do Sri Lanka destruíram o principal acampamento de protesto na capital, expulsando ativistas várias horas depois que o novo presidente, Ranil Wickremesinghe, 73, foi empossado. 

Equipados com material antidistúrbios, a polícia e os militares removeram as barricadas que bloqueavam a entrada principal do palácio presidencial, parcialmente invadido por manifestantes no início de julho

Ativistas da campanha contra o ex-presidente Gotabaya Rajapaksa ocupam esta área desde 9 de julho, quando invadiram o palácio presidencial e o forçaram a fugir do país e renunciar.

"Nove pessoas foram presas", das quais "duas ficaram feridas" durante a operação de despejo, informou a polícia em comunicado.                            Segundo testemunhas, os militares detiveram várias pessoas e destruíram as barracas montadas ao longo da avenida que conduz ao palácio, enquanto a polícia bloqueava as ruas adjacentes para impedir a chegada de novos manifestantes. 

Soldados também foram vistos atacando civis, incluindo jornalistas, com cassetetes enquanto avançavam em direção a grupos de manifestantes reunidos no local. 

A embaixadora dos EUA em Colombo, Julie Chung, expressou sua "profunda preocupação" com esta operação militar. "Pedimos às autoridades que tenham moderação e forneçam atendimento médico imediato aos feridos", tuitou. 

O alto comissário canadense (embaixador) David McKinnon disse que "é crucial que as autoridades exerçam moderação e evitem a violência".        A Anistia Internacional exortou as autoridades do Sri Lanka a respeitar a dissidência e condenou o uso da força contra jornalistas, incluindo um fotógrafo da BBC, que cobriam a operação militar. 

O novo presidente havia alertado os manifestantes que a ocupação de prédios estatais era ilegal e que eles seriam despejados. Wickremesinghe declarou estado de emergência, dando às forças armadas e à polícia amplos poderes para deter suspeitos por longos períodos sem a necessidade de acusá-los. 

O líder da influente Ordem dos Advogados do Sri Lanka, Saliya Peiris, condenou a ação militar e alertou que prejudicaria a imagem internacional do novo governo. 

"O uso desnecessário de força bruta não ajudará este país e sua imagem internacional", alertou Peiris em comunicado. Ele indicou que várias pessoas, incluindo um advogado, foram detidas pela polícia.                        Na manhã de sexta-feira, centenas de manifestantes em um local perto do complexo presidencial exigiam a renúncia de Wickremesinghe, a dissolução do parlamento e a convocação de eleições.       

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados