Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Governo alerta Prefeituras do Recife, São Lourenço e Camaragibe sobre barragens verterem devidos às fortes chuvas; entenda

6 de junho de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site http://www.vertentesnoticias.com.br: Relatório da APAC na sexta-feira, 3 de maio, diz que Tapacurá teve aumento de 3,04% em 8h e chegou a 85,24%. Defesa Civil foi recomendada a atuar em áreas ribeirinhas.

Um documento que foi assinado pela secretária de Recursos Hídricos de Pernambuco, Marília de Souza Leão, e encaminhado para a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e aos prefeitos do Recife, São Lourenço da Mata e Camaragibe, alerta para a possibilidade das barragens de Goitá e Tapacurá verterem devidos às fortes chuvas e pede providências junto às populações ribeirinhas.

“Cumprimentando-os cordialmente, tendo em vista as últimas deliberações quanto a operação da Barragem de Goitá, localizada entre os municípios de Paudalho e São Lourenço da Mata, os eventos chuvosos registrados na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata na última semana, além das dificuldades de operação da Barragem Tapacurá (localizada no município de São Lourenço da Mata), foram emitidas a Nota Técnica 65 (24932606) e E-mail APAC (24932032), em que alertam para a possibilidade das Barragens de Goitá e Tapacurá verterem”, diz trecho do ofício.
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra) informou que “a nota divulgada trata a respeito da possibilidade de vertimento dos reservatórios, que é um mecanismo de segurança previsto nos projetos para o adequado funcionamento dos reservatórios. Portanto, não há razão para pânico. Os reservatórios integram o Sistema de Contenção de Cheias do Rio Capibaribe, que é monitorado diariamente pela equipe técnica da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Compesa. Reforca-se que os reservatórios formam o sistema, composto ainda pelas barragens de Jucazinho (Surubim), Carpina (Lagoa do Carro), Tapacurá (São Lourenço da Mata) e Goitá (Paudalho)”.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura respondeu ao email do ofício informando que “o Sistema de Contenção de Cheias do rio Capibaribe, composto pelas barragens de Jucazinho (município de Surubim), Carpina (município de Lagoa do Carro), Tapacurá (município de São Lourenço da Mata) e Goitá (município de Paudalho), está sendo monitorado pelas equipes técnicas responsáveis. Na data de hoje, a APAC publicou o boletim de situação dos reservatórios monitorados, o qual apresenta os percentuais de volume relativos às barragens acima mencionadas: Jucazinho15,99%; Carpina- 23,58%; Goitá -75,97%; Tapacurá- 85,24%”.
“Nesse sentido, considerando: As previsões meteorológicas para o fim de semana de 03 a 05 de junho, as quais indicam possibilidades de chuvas moderadas para a bacia de contribuição de Tapacurá; o papel essencial da barragem de Tapacurá frente ao amortecimento das ondas de cheia do rio Capibaribe e o fato da barragem não dispor de sistema de descarga de fundo- sendo a função do vertedor extravasar com segurança o excesso de água para jusante do reservatório (vertimento da barragem); a tendência desse reservatório (Tapacurá), o qual apresentou incremento de 3,04% em seu volume nas últimas 8 horas do dia de hoje, sexta-feira 03/06/2022 (Saindo de 82,2% para 85,24%); a situação a jusante do reservatório, especialmente considerando os efeitos decorrentes das chuvas dos últimos 7 dias; orienta-se, conforme Protocolo para Operação do Sistema de Controle de Cheias da Bacia hidrográfica do rio Capibaribe, a articulação dos órgãos e instituições que compõem o referido protocolo para emissão de aviso à CODECIPE para atuar perante as comunidades ribeirinhas (Att. SEINFRA/SRH)”.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados