Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

MPPE faz vistoria em ala do Hospital da Restauração que desabou após rompimento de tubulação de água

6 de maio de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: A equipe do MPPE ouviu o diretor do HR, Miguel Arcanjo dos Santos. Ele informou que a situação foi um incidente pontual já resolvido e que a ala funciona normalmente

Hospital da Restauração (HR), localizado na área central do Recife, passou por vistoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na quarta-feira (4), após parte do forro do teto da unidade de trauma do local desabar, na segunda-feira (2).                                                            A promotora de Justiça Eleonora Marise Rodrigues e os analistas ministeriais de medicina Gliberto Abreu e Ana Carolina Thé e Alice Pereira da Silva, de Engenharia Civil, percorreram a Unidade de Trauma Antônio Lopes, onde ocorreu o rompimento de uma tubulação de água que causou alagamento e corre-corre de funcionários e pacientes.


Nessa quarta, a equipe ouviu o diretor do HR, Miguel Arcanjo dos Santos. Ele informou que a situação foi um incidente pontual já resolvido e que a ala funciona normalmente. Miguel mostrou aos representantes do MPPE que a parte do teto afetada já foi fechada e que, agora, só necessitaria de massa corrida por cima para que a obra seja finalizada.

"Fazemos manutenção prévia, mas sempre haverá defeitos. Temos problemas estruturais sim. Estão dizendo que o hospital está caindo e isso não é verdade", afirmou o diretor do HR, informando que não houve intercorrências envolvendo os pacientes que estavam no local no momento do acidente.


Durante a visita, os analistas ministeriais em medicina verificaram superlotação na ala do ocorrido, e pontuaram que há dificuldade no trânsito dos profissionais de saúde entre as macas acumuladas. Questionado sobre esta situação, o diretor do HR relatou problemas estruturais do prédio e também a falta de leitos de retaguarda, especialmente para pacientes neurológicos.

O MPPE informou que, após os esclarecimentos prestados pela direção do hospital e dos dados coletados pelos analistas ministeriais, a promotora Eleonora Marise aguardará a confecção do laudo de engenharia sobre o incidente, assim como a relação das urgências estruturais no prédio do hospital, para adotar medidas.

"A vistoria foi proveitosa para conferirmos o funcionamento da ala onde houve o incidente. A Promotoria de Justiça fará o exame dos documentos técnicos produzidos pelos analistas ministeriais e a documentação a ser enviada pela direção do hospital para, em seguida, adotar as medidas necessárias sobre o caso", explicou Eleonora. Segundo ela, uma audiência sobre o assunto deve acontecer ainda neste mês de maio, com a participação dos secretários de Saúde e Fazenda do Estado.

A promotora de Justiça também explicou que a superlotação da emergência do HR é discutida no Inquérito Civil nº 02061.002.569/2021, que tramita na 34ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital.                                                                                                            De acordo com o MPPE, o documento acompanha requisição administrativa do Hospital Nossa Senhora do Ó e as tratativas para incorporação do Hospital Alfa - Boa Viagem à rede assistencial do SUS em Pernambuco, o que possibilitará a ampliação de leitos de retaguarda, diminuindo a superlotação dos hospitais públicos.


Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que reconhece a grande demanda do HR e que a requalificação da unidade de saúde está em fase de projeto e entre as prioridades da SES. A nota diz, ainda, que "por enquanto, a equipe de manutenção predial já foi reforçada e atua de forma permanente na unidade".

Confira nota da SES na íntegra: 

"A Secretaria Estadual de Saúde reconhece a grande demanda nas emergências da rede estadual de Saúde, fato provocado, sobretudo, pela demanda reprimida motivada pela pandemia da Covid-19; pela grande retomada da circulação de pessoas, que vem aumentando os casos de trauma; e a falta de resolutividade nos serviços municipais. Neste cenário, a situação no Hospital da Restauração (HR), maior emergência do Norte/Nordeste, é mais grave pela complexidade e grau de especialização da unidade. No entanto, o serviço não recusa atendimento, garantindo assistência a todos os pacientes.

Sobre os recursos para a rede de saúde, a SES-PE informa que o orçamento de 2022 da Secretaria de Saúde para reformas, obras e equipagem das unidades da rede estadual de saúde é de mais de R$ 200 milhões. Inclusive, intervenções já foram iniciadas no Hospital Barão de Lucena, Otávio de Freitas e, em breve, no Getúlio Vargas. A requalificação do HR está em fase de projeto e também está entre as prioridades da SES. Por enquanto, a equipe de manutenção predial já foi reforçada e atua de forma permanente na unidade.

Desta forma, a secretaria estadual de Saúde reforça que não há contingenciamento de despesa para a saúde pelo Governo de Pernambuco. Todos os recursos solicitados para obras, reformas ou custeio das unidades são liberados de forma rápida. Para se ter ideia, a Constituição prevê que os estados devem gastar 12% da receita com o setor, mas Pernambuco, que é o Estado que mais investe, percentualmente, recursos próprios na saúde entre os estados do Nordeste, gasta por ano 17% - ou seja , bem acima da previsão legal.

Graças a esta priorização, o Estado de Pernambuco realizou, durante a Pandemia, a maior mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos para a saúde da sua história. Com isso, também inaugurou novas unidades para garantir a assistência à população, como o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada, e requisitou administrativamente, colocando em funcionamento em tempo recorde, o antigo Hospital Alfa. Assim, Pernambuco se destacou no enfrentamento à Pandemia, tendo montado a maior rede de UTIs para a Covid-19 do Norte Nordeste e Centro Oeste e tem uma das menores taxas de mortalidade para a doença do país.

A SES-PE reforça, por fim, que vem adotando medidas de reforço assistencial, especialmente na área da neurologia, para qualificar a assistência prestada à população no Hospital da Restauração. No começo deste ano, o Governo do Estado realizou a requisição administrativa do prédio onde hoje já funciona o Hospital de Retaguarda de Neurologia (antiga Maternidade Santa Lúcia, no Prado, zona Oeste do Recife. A unidade conta, atualmente, com 55 leitos e está recebendo pacientes encaminhados pelo HR, ajudando a minimizar a demanda reprimida no serviço. Além disso, a SES-PE abriu credenciamento para unidades de saúde ampliarem a oferta de leitos de retaguarda em neurologia, com incentivo de recursos do Tesouro Estadual, e outros 52 leitos de retaguarda em neurologia foram contratualizados nos hospitais Maria Lucinda e Memorial Guararapes para dar suporte à Restauração.

Com a redução dos indicadores da Covid-19, o Governo de Pernambuco também vem estudando a mudança de perfil no Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem (Antigo Alfa), na Zona Sul do Recife, que foi requisitado administrativamente em março de 2020, para também atuar como retaguarda do HR."


     


  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados