Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Governo federal reconhece estado de emergência em Angra dos Reis

3 de abril de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Publicação extraordinária do Diário Oficial indica gravidade da situação na região, que contabiliza ao menos 16 mortos e estradas bloqueadas

O governo federal reconheceu a situação emergência em Angra dos Reis, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no Rio desde a última sexta-feira (1º), que deixou ao menos 16 mortos. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União neste domingo (3) e tem por objetivo acelerar providências para minimizar os problemas para a população local. 

Segundo nota do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o município poderá demandar recursos para socorrer e assistir às famílias afetadas, para assegurar o restabelecimento dos serviços essenciais, além e verba para reconstrução das áreas atingidas pelo desastre. Para isso, a prefeitura deve enviar ao governo federal um plano com a necessidade do repasse.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, Alexandre Lucas, sobrevoou, na manhã deste domingo a cidade de Angra dos Reis, onde oito pessoas morreram em razão do desastre na região. O município de Paraty também foi atingida.                                                                        

O secretário também participou de uma reunião na Defesa Civil de Angra dos Reis com a presença do governador Cláudio Castro e do prefeito Fernando Jordão. No encontro, os técnicos começaram a definir as ações prioritárias para ajudar o município a partir do desenvolvimento de planos de trabalho emergenciais.

Segundo o MDR, nesse momento, 181 pessoas estão abrigadas em pontos de apoio abertos pelo município. Antes do desastre, todas as sirenes do sistema de alerta local, distribuídas em 26 bairros localizados em áreas de risco, soaram para comunicar aos moradores sobre a possibilidade de deslizamentos e alagamentos na região. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados