Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Defensorias Públicas do Brasil promovem 'Dia D' da cidadania com ações de validação paternal

8 de março de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: A campanha ocorre no próximo dia 12 de março, em todo o país. No Recife, outras ações integram o calendário da campanha

O Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) unificou as Defensorias Públicas de todo o Brasil para promover a campanha "Meu Pai Tem Nome", que será realizada o próximo dia 12 de março. No Recife, a ação ocorrerá no Compaz Ariano Suassuna, das 8h às 12h.

Com o objetivo de impulsionar o contingente de validação paternal, as defensorias realizarão sessões extrajudiciais, por meio da dinâmica de conciliação e mediação, visando lograr o reconhecimento de paternidade.

De acordo com o Defensor Público-Geral do estado, Fabrício Lima, é a primeira vez que todas as defensorias unificam em uma única data as ações de validação parental. "A gente tem percebido que essas ações tem ajudado a garantir o direito de toda criança ter o nome do pai na certidão de nascimento", disse o defensor.                                                                  No Brasil, dos 2.641.618 registros feitos em 2021, 167.420 (6,3%) não tinham o nome do pai. Já em Pernambuco, das 123.471 crianças registradas em 2021, 7.720 (5,9%) não tinham o nome do pai.

As instituições se propõem ainda a disponibilizar testes de DNA para as populações vulneráveis locais de cada Unidade Federativa. 

Recife
Como o dia 12 de março é aniversário do Recife, a Defensoria Pública vai disponibilizar mais serviços como uma forma de presentear a população.

Em sua programação, além dos exames de DNA, orientação jurídica, emissão de RG, PROCON, serviços de beleza e saúde (testes rápidos, vacinação, etc) e cadastro único (CRAS).

As pessoas que desejarem realizar gratuitamente testes de DNA devem preferencialmente entrar em contato com o Núcleo de Primeiro Atendimento da Capital para agendar o seu exame. 
Ambas as partes devem estar de acordo em realizar o exame de forma espontânea.
 
O agendamento pode ser feito por meio do Núcleo de Primeiro Atendimento da Capital, pelo WhatsApp (81) 9.9488-3026, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados ou pessoalmente na Av. Manoel Borba, nº 640, Edifício Progresso, Boa Vista, Recife/PE.

No dia do exame, é necessário levar a seguinte documentação:
 
- RG e CPF dos interessados (pai e mãe);
- Comprovante de residência (conta de água, de luz ou de telefone) dos interessados (pai e mãe);
-Comprovante de renda (carteira de trabalho, contracheque ou comprovante de aposentadoria/benefício); e

- Certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido vivo.  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados