Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Com cantata natalina, projetos solidários fornecem jantar para pessoas em situação de rua

23 de dezembro de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: O projeto Anjos da Noite, de Olinda, alimenta cerca de 250 pessoas, enquanto a Orquestra de Câmara do Alto da Mina toca música temática  

Natal costuma ser uma época marcada pela solidariedade, mas fazer o bem não é um ato novo para os Anjos da Noite. Todos os dias do ano, às 18h, o grupo se concentra em frente à Igreja Santa Cecília, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, para oferecer um jantar para as pessoas em situação de rua.

A noite desta quarta-feira (22) foi ainda mais especial, porque os jovens da Orquestra de Câmara do Alto do Mina (Ocam) realizaram uma cantata natalina enquanto o jantar era servido. 

Sob o comando do maestro Israel de França, os 24 jovens presentes tocaram as músicas mais conhecidas de Natal, além das canções que já fazem parte do repertório da Ocam, que contempla desde o alemão Bach até o pernambucano Luiz Gonzaga.

“Talvez esses dois últimos anos foram os que mais foi necessário se doar para o outro. E poder fazer isso, de uma forma tão singela como é a música, que é capaz de emocionar, é lindo. Fazemos de coração e sentimos que estamos tocando a alma dessas pessoas”, disse o maestro.

Além dos instrumentos, uma voz nova se fez presente: a do cantor recifense Ed Carlos, que foi a grande surpresa da noite. "Apesar das dificuldades que enfrentamos no nosso dia a dia, precisamos reconhecer que temos privilégios. E esse momento é ideal para agradecer e de certa forma retribuir as bênçãos recebidas", disse Ed Carlos.

Rede de apoio                                                                                              A conexão entre os Anjos da Noite e os musicistas da Orquestra do Alto da Mina aconteceu graças a um outro grupo, o Puglis e Amigos Projeto Solidário. Coordenado pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Eduardo Pugliesi, o Puglis é quem garante as refeições distribuídas às quartas-feiras pelos Anjos da Noite.

“O nosso dia de colaborar com os Anjos é um momento muito especial, porque a gente se conecta com a fé e consegue fazer o bem a quem, por muitas vezes, é invisível aos olhos da maioria das pessoas”, pontuou Pugliesi. 

Já com a Orquestra, o elo vai além do momento musical na refeição. É que a Ocam já se tornou uma verdadeira parceira do TRT6. “Nossa ligação é de longa data e tem o objetivo de fortalecer esses jovens, pois entendemos que é uma forma de mantê-los no caminho do bem, afastando-os dos perigos de uma comunidade violenta”, ressaltou Eduardo. 

“Esses jovens já realizaram concertos no Tribunal e firmamos uma parceria que recebe alguns dos integrantes da Orquestra para trabalharem como aprendizes no TRT”, emendou o desembargador. Atualmente, há cinco músicos que conquistaram um espaço no mercado de trabalho, como aprendiz.

Sobre a Orquestra
Ocam acolhe atualmente cerca de 60 jovens, com idade entre 7 e 17 anos, que ensaiam todos os dias, das 14h às 17h, nos Bultrins, em Olinda. Oriundos do bairro, os músicos têm acompanhamento psicológico e nutricional.

"O objetivo da Orquestra é atuar, de forma preventiva, para salvaguardar a infância e a juventude de todas as nossas crianças. São famílias com condições financeiras difíceis, mas que descobrem oportunidades através da música e das boas companhias, vislumbrando um futuro melhor", explicou o pastor Paulo Cesar, que é quem está na coordenação da Ocam.  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados