Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Projeto Nação Cidadã vai levar aulas de direito para alunos da rede pública de ensino

6 de novembro de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco, elaborou conteúdos das aulas

Alunos de toda a rede pública de ensino de Pernambuco agora tem acesso a aulas sobre direito constitucional básico e cidadania. A ação é possível graças ao Programa Nação Cidadã, que foi lançado pela Escola Superior de Advocacia (ESA-PE) da OAB Pernambuco e Governo do Estado.                                                                                                            O lançamento aconteceu na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM). No programa, a ESA-PE vai fornecer aos estudantes aulas no formato de pílulas, com efeitos especiais de animação, que serão lançadas por temporada, a cada 6 meses, com conteúdo de direito constitucional básico e cidadania. As inscrições para o programa acontecem pelo site www.esape.com.br.

 
Serão 12 horas de conteúdo no total, separadas em vídeo-aulas de 15 minutos cada. As aulas serão realizadas pelo professor Bruno Vasconcelos, especialista em Ética e Direito Constitucional. Todas as aulas são disponibilizadas de forma gratuita no canal do YouTube da ESA-PE, e também em plataformas do Governo de Pernambuco. 

De acordo com a diretora da ESA-PE e a coordenadora do Nação Cidadã, Renata Berenguer, todos os alunos da rede estadual de ensino podem participar do programa, que visa repassar o conhecimento de forma mais prática. 

“Os alunos vão acessar a plataforma, fazer um cadastro e terão acesso as aulas. Tem conteúdo de direito constitucional e cidadania, foram gravadas com a didática já voltada para crianças e adolescentes, com animação gráfica, facilitando o aprendizado”, disse. 

Segundo o presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista, o conhecimento com o programa vai permitir uma sociedade melhor esclarecida. “Esse programa é uma concretização que tem como representante da sociedade. Levar conhecimento para os estudantes da rede pública, contribui para uma melhor sociedade e também um futuro onde o conhecimento seja melhor para todos”, contou. 
Bolsas de estudo 

Para participar do Programa Nação Cidadã, os alunos devem se inscrevem no site da ESA-PE, o www.esape.com.br e, depois, acessar o link recebido por e-mail e escolher as vídeo-aulas disponíveis. Ao final das temporadas, que duram seis meses cada, os alunos respondem ao Quiz Cidadão. Os mais bem colocados poderão concorrer a bolsas de estudos em universidades parceiras ao Programa Nação Cidadã. Atualmente as instituições que apoiam o programa são a Universidade Católica, Faculdade Nova Roma, Universo e Uninassau.
 
Todo o conteúdo do programa é direcionado para alunos da rede pública e demais membros da comunidade do estado e sugere uma troca de conhecimento entre advogados, professores e estudantes, com o foco na construção de uma sociedade consciente. 

Aproximar ao dia a dia
O professor Bruno Vasconcelos, conta que a metodologia abordada foi pensada para que os estudantes não enfrentem dificuldades para o aprendizado. “Os alunos acham um assunto até chato, existe um bloqueio cultural entre o direito e o que o aluno gosta de consumir. A nossa estratégia foi criar uma linguagem acessível de maneira que chame a atenção com citações de personagem da cultura pop que consome, ligando ao Direito. Vamos ligar ao dia a dia deles, a intenção é ter uma dinâmica que chame e relacione com a rotina deles e consiga ajudar até mesmo a sua comunidade”, afirmou.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados