Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Pernambuco não registra novas variantes do coronavírus; casos do navio Shoveler serão analisados

7 de julho de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Os tripulantes são das Filipinas, país onde a variante predominante é a Delta, ainda não registrada em Pernambuco

Tripulantes do navio Shoveler terão amostras genéticas sequenciadas para identificar qual variante é responsável pela ocorrência do coronavírus em 9 das 19 pessoas que trabalham na embarcação. O navio está atracado no Porto do Recife desde a última quarta-feira (30) e entrou em quarentena nesta terça-feira (6) após serem confirmados os casos positivos da Covid-19.                                                                                    O primeiro paciente do navio foi socorrido para uma unidade de Saúde privada do Recife no dia 1° de julho, quando foi realizada a coleta do material biológico. Na sexta-feira (2), todos os demais tripulantes também foram testados, resultando em mais 8 casos positivos, com mais 2 internações posteriores. Ou seja, 3 estão internados e os demais em isolamento no navio e sendo monitorados, assim como os casos negativos. 

Como o Estado apresenta predominância da cepa Gama, originalmente encontrada na Amazônia -  conforme ressaltou o Governo do Estado em coletiva nesta terça -, a investigação sequencial das amostras dos tripulantes do navio Shoveler visa a sanar a dúvida sobre a chegada de uma nova variante em Pernambuco. 

De acordo com André Longo, secretário estadual de Saúde, em coletiva virtual realizada nesta terça-feira (6), o país de origem da tripulação infectada tem predominância da variante Delta, de identificação inicial na Índia e não registrada ainda em Pernambuco. "São tripulante filipinos, a gente sabe que há a presença da variante Delta nas Filipinas com maior intensidade, então estamos fazendo um acompanhamento e monitoramento dos casos", informou. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou acompanhar todos os profissionais de saúde que participaram do atendimento dos tripulantes. "Até o momento, 27 amostras destes trabalhadores foram coletadas com o mesmo objetivo. Todos os profissionais estão vacinados e sem sintomas", informou o secretário André Longo.

De acordo com a SES-PE, os casos estão sendo monitorados em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a autoridade responsável pela vigilância portuária no País. 

Variante Gama

Pernambuco ainda registra predominância da variante Gama, de acordo com a análise feita no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e divulgada pelo secretário André Longo na tarde desta terça-feira (6). Foram analisadas amostras de pacientes da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão que adoeceram pela Covid-19 em maio. 100% das 32 amostras analisadas apresentaram essa cepa. 

"Essa nova análise reforça a predominância da variante P.1 em Pernambuco. Continuamos empenhados no sequenciamento de novas amostras para investigar o padrão de ocorrência em Pernambuco e para verificar se há novos achados. Mas lembro que, independente da cepa, os cuidados continuam os mesmos. É a partir da adesão das medidas de higiene e segurança que evitamos a circulação do vírus e até mesmo o surgimento de novas cepas", informou o secretário André Longo.       

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados