Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Paudalho inaugura castramóvel; veja agenda da próxima semana e como cadastrar o pet

24 de junho de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br: A Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, nesta semana, um Castramóvel, veículo utilizado para realizar cirurgias de castração gratuitas em cães e gatos.

O equipamento funcionará como um ponto itinerante de castração e percorrerá tanto a área urbana da cidade como a rural. Com esse novo recurso, cerca de 50 cães e gatos, fêmeas ou machos, poderão ser atendidos em um único dia.

Além da diminuição na taxa de animais abandonados, a cirurgia de castração pode prevenir doenças nos pets. “O benefício da castração nos animais é na questão do controle de zoonoses, de enfermidades. O procedimento diminui o risco de doenças, tumores de mama, e traz mais qualidade de vida para os pets”, explica o médico veterinário Félix Alves. 

A castração reduz ainda os riscos de fugas e de exposição dos animais nas ruas. "O castramóvel vem para somar e eu acredito muito nesse trabalho de castração em massa na cidade de Paudalho. Espero que as outras cidades também façam o mesmo, seguindo o exemplo do município”, comemora a ativista e membro da Associação Pegadas de Anjo, Kátia Kaenedy. 

Leia também:


Nos primeiros dias de atuação, o castramóvel passou pelo centro de Paudalho, próximo as quadras esportivas do Parque Beira Rio, e pela comunidade de Rosarinho. Confira na tabela abaixo o cronograma de atendimentos da próxima semana:

Segunda-feira (28) - Alto Dois Irmãos, no posto
Terça-feira (29) - Chã de Cruz, na Escola Municipal Nossa Senhora Fátima
Quarta-feira (30) - Guadalajara
Quinta-feira (1º) - Mussurepe
Sexta-feira (02) - Primavera

Critérios 
Alguns critérios devem ser seguidos para que o animal passe pelo procedimento cirúrgico. Podem ser castrados cães e gatos com idades entre seis meses e cinco anos e que pesem até 20 kg. 

É recomendado que os mesmos já tenham sido vermifugados e estejam com as vacinas em dia. Porém, mesmo que eles não estejam, os tutores ainda podem realizar o agendamento. Têm prioridade para atendimento os tutores com baixa renda, os que possuam muitos animais e aqueles que atuam como protetores.

Como agendar
Para realizar o agendamento, o proprietário do animal deve procurar o Centro de Zoonoses, localizado na comunidade Alto Dois Irmãos, ou entrar em contato com um agente comunitário (ACS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Também é possível agendar o atendimento através do telefone (81) 9 9988-3931. E, de acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, a partir da próxima semana o agendamento também poderá ser realizado através de um formulário on-line no portal eletrônico da Prefeitura do Paudalho.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados