Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Planalto fortalece base aliada no Congresso Nacional

2 de fevereiro de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.edmarlyra.com: Se em 2019, quando a disputa pelas presidências da Câmara e do Senado aconteceram, o Palácio do Planalto teve pouca influência, o mesmo não se pôde dizer na disputa para o biênio 2021/2022, onde o presidente Jair Bolsonaro consolidou sua base aliada, garantindo no Senado a vitória de Rodrigo Pacheco com 57 votos.

A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados teve a vitória de Arthur Lira que atingiu 302 votos, sendo eleito em primeiro turno. Com a confirmação das duas vitórias na Câmara e no Senado, o presidente Jair Bolsonaro poderá ter um ambiente extremamente favorável, ao menos no Congresso Nacional, pois começa com o sepultamento das chances de impeachment avançarem, mas não é só isso. A expectativa do Planalto se dá no sentido de garantir a aprovação de matérias de seu interesse, em especial nas áreas social e econômica, onde o presidente precisará de amplo apoio político para vencer as consequências da pandemia da COVID-19.

Com vistas a 2022, mesmo não contando com expressiva aprovação popular, os resultados positivos da Câmara e do Senado para o governo, poderão garantir ao presidente da República uma expectativa de se fortalecer ainda mais. Um governo forte se dá com uma base parlamentar forte, e ao que parece, o governo pelo menos fez o dever de casa no Congresso Nacional. A dúvida se dá como será a atuação do governo a partir de agora com uma forte base política, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro não terá mais Rodrigo Maia para colocar a culpa por qualquer insucesso do seu governo.

Contas aprovadas  – O prefeito Anderson Ferreira (PL) teve as contas eleitorais aprovadas sem qualquer ressalva pela Justiça Eleitoral. Ele disputou a reeleição no município do Jaboatão dos Guararapes, no pleito do ano passado, e ganhou no primeiro turno.

Vitória – A deputada federal Marília Arraes (PT) lançou-se candidata à primeira-secretaria da Câmara dos Deputados e acabou sendo o único nome do partido na disputa. Marília ocupará um importante cargo na mesa diretora da Câmara Federal e poderá se consolidar em Brasília.

André de Paula – Após ocupar a 4ª secretaria num mandato tampão e a liderança do PSD, André de Paula foi escolhido para 2ª vice-presidência da Câmara dos Deputados. André possui excelente trânsito em Brasília, o que contribui para ocupar postos de destaque na capital federal.

Destino – Na capital federal, a aposta é a de que o presidente Jair Bolsonaro se filiará ao PP para disputar a reeleição em 2022. Correm por fora o Republicanos, com um pouco mais de chances, PTB e PSC com chances remotíssimas.

Choro – Durante a condução da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia chorou bastante, agradecendo a confiança dos colegas, que lhe deram 4 anos e sete meses de mandato, tornando-se o mais longevo presidente da Casa da história.

Inocente quer saber – Fernando Bezerra Coelho permanecerá na liderança do governo no Senado?

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados