Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

PGJ-PE é finalista do prêmio Inovação Judiciário Exponencial

6 de outubro de 2020

/ by visao surubim

 Segundo o site Ministério Publico de Pernambuco MPPE: O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, é finalista do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial. Ele participa, ao lado dos demais finalistas, no próximo 13 de outubro, às 10h, do Painel Líder Exponencial no Congresso Expojud de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça. A votação para a escolha do vencedor na categoria ocorrerá durante o evento, das 14h às 16h, para participar, servidores, membros e demais profissionais devem fazer a inscrição, totalmente gratuita, no endereço: www.expojud.com. A premiação destaca protagonistas da revolução exponencial no ecossistema de Justiça.

Ao lado de Francisco Dirceu Barros, concorrem, também, o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem; e o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando Silva Comin. A premiação é uma iniciativa do Judiciário Exponencial, com apoio da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP). O objetivo é reconhecer e incentivar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras, a partir do uso de tecnologias em processos de gestão e novas metodologias no âmbito do Sistema de Justiça.


“Fico muito honrado e feliz com a indicação. Uma das principais metas da nossa gestão era colocar o Ministério Público de Pernambuco entre as grandes instituições do MP brasileiro. Concorrer com o MPRJ e o MPSC é um grande feito”, declarou o procurador-geral de Justiça do MPPE, Francisco Dirceu Barros. Além disso, a premiação almeja promover e reconhecer os líderes que se destacam por seu perfil empreendedor em suas respectivas instituições, a fim de enfatizar e repercutir iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.


A categoria Liderança Exponencial indica os líderes que tenham atitude empreendedora dentro das instituições. O vencedor será aquele que melhor idealizou, incentivou, patrocinou projeto de inovação diferenciado e fez a diferença para a Justiça. Também será levado em consideração a contribuição excepcional ao sistema da justiça, possivelmente, em situação de crise ou que tenha demonstrado uma trajetória diferenciada mais longa e consistente de liderança de gestão de projeto ou programa inovador ou difusão de inovação.


O Prêmio Inovação Judiciário Exponencial utiliza como conceito de inovação mudanças em práticas anteriores, por meio da incorporação de novos elementos da gestão pública ou de uma combinação original de novas metodologias ou tecnologias que geraram melhorias nos processos existentes e que produzam resultados positivos, para os serviços prestados em benefício da sociedade. Os indicados foram escolhidos por incentivarem a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do Ecossistema de Justiça e que contribuírem para a melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.


As soluções inovadoras devem servir de inspiração ou de referência para outras iniciativas e colaborem para o avanço da capacidade no segmento de justiça. É também mensurada a valorização dos servidores públicos que atuaram de forma criativa e proativa em suas atividades, em benefício do interesse público, ou seja, que fizeram do cidadão o centro das atenções.


As avaliações da comissão julgadora são feitas com base nos resultados qualitativos e quantitativos descritos no relato da iniciativa, de acordo com a contribuição para aumento da eficiência no uso de recursos públicos; melhoria no atendimento ao usuário; significância e alcance social da iniciativa; melhora na imagem no ecossistema de justiça e acesso do público aos seus serviços; impacto no trabalho e no uso de recursos do órgão e relacionamento com usuários dos serviços; nível de adoção, replicação e escalabilidade da inovação; contribuição à transparência, responsabilização e efetividade do órgão. As iniciativas classificadas em 1º lugar poderão receber visitas técnicas internacionais oferecidas pelas instituições apoiadoras do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados