Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Tratamento da água com carvão ativado começa na semana que vem

14 de janeiro de 2020

/ by visao surubim
Segundo o site https://odia.ig.com.brCeda adotará aplicação do produto em caráter permanenteCedae diz que a geosmina, uma substância orgânica produzida por algas, muda a coloração da água, mas não representa risco à saúde Cedae diz que a geosmina, uma substância orgânica produzida por algas, muda a coloração da água, mas não representa risco à saúde - 
Rio - A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) informou nesta segunda-feira que o carvão ativado pulverizado que será aplicado no início do tratamento da água distribuída pelo Reservatório do Guandu a grande parte da população do Rio de Janeiro passará a ser empregado a partir da próxima semana.

Segundo a companhia, o produto e o equipamento para sua aplicação foram comprados na sexta-feira. "O carvão chegará até esta quarta-feira, e o prazo de entrega do equipamento que fará a aplicação é até este fim de semana", diz, em nota, a Cedae. De acordo com a companhia, o equipamento será montado imediatamente e passará a ser utilizado no início da próxima semana.

Na quinta-feira, a Cedae informou que vai adotar em caráter permanente a aplicação de carvão ativado. A medida será adotada pela companhia de distribuição de água para reter a substância geosmina, que tem causado cheiro forte turbidez na água distribuída. A iniciativa da Cedae veio depois que consumidores de vários bairros da capital e da Baixada Fluminense reclamaram da cor turva e do cheiro forte da água servida à população.

A empresa voltou a destacar que a geosmina, uma substância orgânica produzida por algas, não apresenta risco à saúde. "A substância não oferece riscos à saúde, mas altera o gosto e o cheiro da água. O fenômeno natural e raro de aumento de algas em mananciais, em função de variações de temperatura, luminosidade e índice pluviométrico, causa o aumento da presença desse composto orgânico, levando a água a apresentar gosto e cheiro de terra."

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados