Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

RS tem recorde de calor e registra maior temperatura do Brasil neste sábado

28 de dezembro de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://gauchazh.clicrbs.com.brTermômetros chegaram a 41,2ºC em São Gabriel, na região central do EstadoTadeu Vilani / Agencia RBSCalorão no território gaúcho começou no Natal e deve continuar até a virada para 2020
onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul provocou, neste sábado (28), o recorde nos termômetros gaúchos em 2019. A temperatura máxima de 41,2°C em São Gabriel, na região central do Estado, foi a maior do dia no país e superou com folga a marca de 40,2ºC registrada duas vezes em Campo Bom, no Vale do Sinos.
De acordo com a Somar Meteorologia, outras duas cidades tiveram temperatura superior aos 40°C no RS durante o dia: Campo Bom (40,8ºC) e Teutônia (40,1°C), no Vale do Taquari. Em Porto Alegre, a máxima chegou a 38,6ºC.                                                                                                                                    O calorão no território gaúcho começou no Natal e deve continuar até a virada para 2020. Conforme o meteorologista Jonas Ribeiro, da Somar, as altas temperaturas são provocadas por uma massa de ar seco que predomina no Estado, combinada com a baixa umidade do ar.
— O sistema de alta pressão impede a formação de nuvens. Com a baixa nebulosidade, a radiação solar atinge a superfície com mais intensidade e o tempo fica seco no continente — explica Ribeiro.
Para os próximos dias, a previsão é de que os termômetros continuem a registrar altas temperaturas em todas as regiões do RS. Neste domingo (29), as marcas podem chegar aos 40º C em Porto Alegre e em Santa Maria.
— É importante evitar horários de radiação mais intensa, entre 11h e 15h, e tomar bastante água. Quem precisar se expor ao sol deve usar filtro solar, óculos escuro e chapéu — recomenda.
O tempo no Estado só deve mudar a partir do dia 1º de janeiro, para quando há previsão de temporais por conta do avanço de uma frente fria. Com isso, as temperaturas tendem a diminuir entre a quarta (1º) e a quinta-feira (2).
  • Mais sobre:
  • previsão do tempo
  • são gabriel
  • região central
  •   

    Nenhum comentário

    Postar um comentário

    Don't Miss
    © Todos os direitos reservados