Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

ANM fará nova vistoria em barragem de Congonhas após transbordamento

23 de dezembro de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.em.com.brDefesa Civil informa que não houve dano na estrutura da barragem. Transbordamento atingiu a captação de água e cerca de 2 mil moradores do Bairro Pires estão com abastecimento prejudicado
Na foto, Santuário do Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )

Agência Nacional de Mineração (ANM) fará uma nova inspeção na Barragem de Josino, em Congonhas, Região Central de Minas, após um transbordamento registrado na sexta-feira durante um temporal. A estrutura é da empresa Ferro + Mineração S.A. 

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil de Minas, não houve dano na estrutura da barragem. "A barragem permanece com a estrutura garantida. Uma vistoria de forma preliminar e superficial verificou que apenas houve o transbordamento. É uma barragem pequena. Vamos aguardar o relatório da AMN de hoje para tomar as medidas", disse.                                                                                     No relatório divulgado ontem, a agência afirmou que não aconteceu rompimento na barragem. A ANM explicou que a barragem foi construída pelo método a jusante, tem 9 metros de altura e 16,6 metros cúbicos. Na Política Nacional de Segurança de Barragens, a Barragem de Josino está classificada com  Categoria de Risco baixa e Dano Potencial Associado Médio.                                                                                                                    A ANM disse ainda que a empresa Ferro Mineração S.A enviou, em setembro deste ano, a Declaração de Condição de Estabilidade e, segundo extrato de inspeção regular enviado no último dia 5, a barragem não possuía anomalias.

Procurada pela reportagem, a empresa Ferro Mineração S.A. disse que está "colhendo as informações técnicas" para se posicionar.

Abastecimento de água

De acordo com a Prefeitura de Congonhas, o transbordamento da barragem foi causado por uma tromba d'água por volta das 16h dessa sexta-feira. Na ocasião, foram registrados 120 milímetros em apenas uma hora e meia de chuva e os sedimentos chegaram a fechar parte parte da BR-040, mas logo em seguida, a rodovia foi liberada. 

Os sedimentos da barragem chegaram até a nascente, prejudicando o abastecimento de água. Cerca de 2 mil moradores do Bairro Pires, que é cercado por mineradoras, estão com abastecimento prejudicado. A prefeitura recomenda apenas o uso de água potável. O abastecimento está sendo feito por caminhões pipa.

A reportagem entrou em contato com a Copasa e aguarda um posicionamento.
      

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados