quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Rede de ensino de Pernambuco abre matrícula para 74,9 mil novos alunos em 2020

Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambucoCadastro online começa nesta quarta (20) e segue até 27 de dezembro. Sistema apresentou instabilidade logo após abertura devido a grande procura, apontou Secretaria de Educação.Escola de Referencia em Ensino Médio João Bezerra fica no bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife — Foto: Reprodução/TV GloboA Secretaria de Educação e Esportes (SEE) iniciou, nesta quarta-feira (20), o período de matrícula para alunos novatos, ou seja, aqueles que estão saindo da rede particular, estão vindo de outros estados ou que estão voltando a estudar. Ao todo, foram disponibilizadas 74.978 mil vagas para esses estudantes em 2020.
O Cadastro Escolar é feito exclusivamente no site da secretaria entre as 7h desta quarta-feira e as 23h59min de 27 de dezembro. A página de matrícula teve uma instabilidade pouco após o começo das inscrições devido ao grande número de acessos, segundo a secretaria. Com isso, quem tentava acessar, encontrava a página indisponível.                                                                              Em janeiro, entre os dias 2 e 16, é preciso comparecer à escola escolhida com a documentação, que pode ser consultada no manual do Cadastro Escolar. Não há cobrança de taxa para fazer o cadastro ou a efetivação da matrícula.
Há vagas para o ensino fundamental regular, ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos nas fases 1 e 2 dos anos iniciais e 3 e 4 dos anos finais. No caso de estudantes menores de 18 anos, a inscrição deve ser feita pelos pais ou responsáveis.
No site da SEE também é possível consultar as escolas com vagas, se elas são ou não de tempo integral, entre outras informações.
"Nós temos a escola regular, que o estudante tem um turno só. Temos as semi-integrais, que eles passam parte dos dias conosco. Nas integrais, os alunos passam o dia todo conosco e tem, inclusive, disciplinas eletivas", apontou o secretário de Educação, Fred Amâncio.
Para quem não tem acesso à internet, são liberados laboratórios de informática em mais de 300 escolas do estado. "É possível fazer também pelo celular [Smartphone com acesso à internet]. O cadastro é simples. Você informa nome do aluno, ano pretendido, a escola. A documentação é entregue depois", lembrou o secretário.                                                                                                    O documento de identidade e o CPF são obrigatórios na efetivação da matrícula. "Caso o estudante ainda não tenha esses documentos, o responsável pode deixar em branco e apresentar apenas no dia efetivação. É importante providenciar os documentos, não pode usar o do responsável", alertou Amâncio.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o serviço de atendimento eletrônico no número 0800 286 0086. A ligação é gratuita e o atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 21h, entre os meses de novembro e dezembro.

Vagas pelo estado

Das 74.978 vagas, 10.313 são destinadas ao Recife e outras 18.224 estão abertas para demais municípios da Região Metropolitana. No interior, são 46.441 vagas, distribuídas entre municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão.
"No momento em que forem ocupadas toda as vagas, a escola não aparece mais no sistema. Quando é concluído o cadastro, a matrícula já está feita. Falta apenas a confirmação", afirmou o secretário.
As vagas não são disponibilizadas para Escolas Técnicas Estaduais, já que o ingresso nessas instituições é feito por meio de processo seletivo. O Cadastro Escolar não é necessário para os alunos que vêm da rede municipal, já que o processo de efetivação da matrícula ocorreu em agosto.                                        As vagas não ocupadas ou não confirmadas para o sistema de cadastro voltam a ficar disponíveis para os demais interessados. Para 2020, um novo período de cadastro fica disponível no site Matrícula Rápida. O novo período de efetivação destas vagas fica disponível de 21 a 30 de janeiro.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário