terça-feira, 19 de novembro de 2019

Nutricionista Gizella Araujo dando dias sobre Emagrecer x perder peso

Segundo o site Assessoria de Imprensa Nutricionista Gizella Araujo: É muito comum ouvir que uma pessoa quer emagrecer – talvez seja uma frase já dita até mesmo por você, não é? Mas, afinal, o que realmente é o emagrecimento?Para começar, é preciso diferenciar perda de peso de emagrecimento. É importante entender que estas expressões não significam a mesma coisa – e que o impacto delas no seu corpo e na sua saúde também é diferente.
Perda de peso Perder peso é “simplesmente a redução dos números na balança”. O que parece simples pode não ser tão benéfico à saúde. “Você sobe na balança hoje e está mais leve que ontem. Essa medida é importante, mas ela não leva em conta as alterações de composição corporal, ou seja, ela não avalia quanto dos quilos perdidos foram de gordura e quanto de massa muscular”.
Emagrecimento
Para emagrecer com saúde, é preciso avaliar a alteração na composição corporal. “Diz-se que uma pessoa emagreceu se ela reduziu a massa de gordura. O melhor emagrecimento é aquele em que o peso perdido é decorrente, em sua maior parte, da redução do tecido adiposo”.
A diferença entre os conceitos de emagrecimento e perda de peso é algo delicado e que pode envolver riscos à saúde – e até mesmo trazer resultados negativos. “Se você deseja perder peso e acaba optando por seguir muito dietas rígidas ou sem embasamento científico, muitas vezes a diminuição nos dígitos da balança vem mais em decorrência da redução de massa magra do que de gordura”.
A redução do percentual de gordura com o aumento da massa magra é o ideal e “perfeitamente possível”.
Como impulsionar o ganho de massa magra? Não há alimentos específicos que trabalhem no ganho de massa muscular. O que é possível é adequar a quantidade de proteína consumida para garantir que haja a construção muscular.
“Podemos conseguir proteína de carnes (bovina, suína, peixes e aves), leite integral, queijos, ovos.”
Além disso, para ter uma boa regulação do processo, “é necessário o ajuste da quantidade de vitaminas e minerais para garantir que o processo de formação dos músculos seja eficaz. Para isso, devemos ingerir castanhas, vegetais, hortaliças, frutas, raízes e tubérculos”.
Basicamente, uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos é essencial para um emagrecimento saudável.

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