Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Estoque de sete dos oito tipos sanguíneos está em estado crítico no Hemope

5 de abril de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Média diária de doadores caiu de 300 para 200 desde o carnaval. Cirurgias eletivas estão sendo afetadas.
Hemope está com estoque crítico de sangue — Foto: San Costa/TV Globo                                                                                                  
Os estoques de sete dos oito tipos sanguíneos estão em estado crítico, no banco de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), nesta quinta-feira (4). De acordo com o órgão, desde a campanha realizada no carnaval, no início de março, o número de bolsas captadas caiu para menos de 30% do índice considerado ideal.
O estoque de bolsas é considerado crítico quando há menos que 30% do número ideal disponível no banco de sangue. O desejável seria que 600 bolsas fossem captadas diariamente, para que todos os tipos sanguíneos fiquem em situação estável. De acordo com o hemocentro, o baixo nível do estoque de sangue tem afetado a realização de cirurgias eletivas.
Segundo a assistente social Gabriela Ortega, que trabalha na área de captação do hemocentro, atualmente o Hemope recebe uma média de 200 pessoas por dia, mas nem todas acabam doando sangue, já que os doadores precisam passar por uma avaliação rigorosa. O ideal seria receber ao menos 300 pessoas no local.
"Hoje, o estoque garante o fornecimento de sangue para emergências. As operações eletivas estão sendo avaliadas para saber se é possível fazer", afirma.
Entre os tipos sanguíneos, apenas o B- não está em nível crítico, mas já está em alerta. Ainda segundo Gabriela, os tipos sanguíneos A+ e O+ são os mais usados em Pernambuco. Por isso, são as doações mais necessárias para o Hemope, que tem convênio com 200 hospitais, privados e públicos no estado.
"O B- está em alerta. A situação só não é tão grave por causa da pouca utilização em Pernambuco", declara.

Como doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessária a autorização e acompanhamento de um responsável durante o processo da doação. No caso de idosos com mais de 60 anos, que queiram realizar a doação de sangue pela primeira vez, a iniciativa precisa ser aprovada por um médico.

O doador também precisa estar saudável e não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores ao procedimento. Quem tomou a vacina da gripe só pode realizar a doação após 48 horas, se não tiver apresentado nenhuma reação.
O Hemope fica na Rua Joaquim Nabuco, 171, nas Graças, na Zona Norte do Recife. O órgão funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 às 18h30. Outras informações podem ser obtidas por meio do Disque Doação, no número 0800.081.1535. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados