domingo, 3 de março de 2019

Senador Magno Malta inciativa de trazer o hino nacional de volta às escolas

Segundo o site Magno Malta: Magno Malta, a primeira voz em defesa do regaste do amor ao Brasil, aplaude o Ministro da Educação pela iniciativa de trazer o hino nacional de volta às escolas.

Internet brasileira quer estudantes cantando o hino nacional nas escolas                    http://xvcuritiba.com.br:  O Ministério da Educação (MEC) enviou um e-mail para todas as escolas do Brasil, com o intuito de fomentar o patriotismo nas escolas

Na mensagem enviada, o MEC solicita que as crianças sejam alinhadas para cantar o hino, e também pediram que a escola filme e encaminhe para o governo.
As escolas são obrigadas a tocar o Hino?
Atualmente, pelo menos uma vez por semana, escolas públicas e privadas de ensino fundamental são obrigadas a tocar o hino brasileiro, de acordo com a Lei 5.700. Também é exigido que todas as instituições de educação ensinem seu canto e sua interpretação.

Mas não são só os estudantes que devem cumprir tal obrigação. A mesma lei diz que "ninguém poderá ser admitido no serviço público sem que demonstre conhecimento do Hino Nacional". Se souber toda a letra, pode acrescentar no currículo!                                                                                                                                                          Bolsonaro news tv

    

                 A importância de cantar o hino nacional nas escolas  

Qual o objetivo de ensinar o hino nacional e saber o significado de suas palavras.
Algumas vezes me encontro a pensar: Qual o objetivo de ensinar o Hino Nacional na escola? O hino nacional é um símbolo da pátria, representa o nosso povo e a valorização do nosso país. Ele tem a letra de Joaquim Osório Duque Estrada e a música de Francisco Manoel da Silva. Surgiu na época da independência do Brasil. Traz o contexto desta época.
Por não ser trabalhado nas escolas como deveria muitos alunos apresentam dificuldades de entendê-lo. Deve ser trabalhado a letra e seu significado. As palavras que aparecem são da época que foi criado. O vocabulário pertence ao século XIX. É diferente de hoje.
Quando for trabalhar o hino, a primeira atividade que deve ser feita é pedir aos alunos que procurem o significado das palavras desconhecidas do seu vocabulário.

  Depois de feita a atividade, reescreva a música com o significado encontrado e cantar com as duas versões: a original e como ficariam com as palavras do nosso tempo. É bom destacar que quando foi criada, a linguagem usada foi a formal. Isto mostra o desinteresse, desrespeito e desatenção com o povo.
O hino nacional normalmente é cantado nas escolas na época de Copa do Mundo ou Olimpíadas e no resto do tempo normalmente é esquecido. É mais conhecido pela melodia do que pela letra. A maioria das pessoas não sabe o significado da letra.
Segundo pesquisas, o brasileiro não sabe também nada da Bandeira Nacional. Falta trabalhar nos ambientes escolares a conscientização da importância dos símbolos da pátria para a história do Brasil.                                                                                          Estes símbolos têm pensamento construtivista. A maioria dos estudantes não sabe o que esta teoria prega e isto precisa ser trabalhado nas salas de aula.
O hábito de cantar o Hino Nacional surgiu no governo de Getúlio Vargas em 1932. Neste período cantar era considerado sinal de amor à pátria. No dia 22 de setembro de 2009 foi criada uma lei obrigando as escolas executarem ao menos uma vez na semana. Cada escola deverá criar seu horário para cumprir o disposto na lei, realizando o momento cívico em todos os turnos de aulas - matutino, vespertino e noturno - caso haja aulas em todos esses horários.
Segundo os parâmetros curriculares este trabalho deve começar no 4.º ano do Ensino Fundamental e ser trabalhado de forma interdisciplinar, abrangendo todas as áreas educacionais presentes no âmbito escolar.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA: Polícia Federal realiza terceira fase da Operação Xeque-Mate em João Pessoa/PB

Segundo o site  http://www.blogdomarciorangel.com.br :  A Polícia Federal na Paraíba e o GAECO/MP/PB, com o auxílio da Controladoria-Geral d...