Fiscalização apreendeu 35 balanças irregulares no Recife e em Jaboatão, neste sábado (16) — Foto: Ray Evllyn/Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Uma fiscalização conjunta do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/PE) e do Procon de Pernambuco apreendeu 35 balanças irregulares, neste sábado (16). A ação aconteceu na Feira de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e no Mercado de São José, no Recife.
Além dos equipamentos, os fiscais encontraram dez barras de queijos que estavam vencidas e foram descartadas. Também foram recolhidas manteigas que seriam vendidas à granel e não tinham as informações de data de validade.
As balanças apreendidas não tinham a portaria de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ou seja, não era possível comprovar que os equipamentos faziam a pesagem correta dos produtos vendidos pelos comerciantes.
A fiscalização buscou garantir a segurança do consumidor na hora da compra para não ser lesado por erro de medição na balança, além de esclarecer comerciantes sobre informações obrigatórias na venda de produtos.
As balanças apreendidas foram encaminhadas para a sede do Ipem, na Zona Oeste do Recife.

Nenhum comentário
Postar um comentário