Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Raquel divulga esquema de segurança e serviços oferecidos na prévia carnavalesca do “Caruaru Carnaval Cultural 2019

22 de fevereiro de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.jornaldecaruaru.com.br:
Prévia carnavalesca do sábado (23) terá sete polos de animação no Centro da cidade
          Imagem ilustrativa – policiamento no carnaval – Foto: Divulgação PM/PE                                  
A Prefeitura de Caruaru realiza, através da Fundação de Cultura e Turismo em parceria com secretarias, uma prévia carnavalesca com sete polos de animação neste sábado (23). Eles oferecerão muito frevo, samba, desfiles de blocos e muita folia. São esperadas na festa mais de 40 mil pessoas.
Os polos são: Polo Pedro Sucata (Rua João Condé); Polo Café com Frevo (Praça do Banco do Brasil – Café Guarany); Polo Jackson do Pandeiro (Rua Oscar Mariano); Polo Inclusão na Folia (Praça José Martins); Polo Estação Folia (Estação Ferroviária); Polo Aldo Teixeira (Rua dos Expedicionários); Corredor Carlos Fernando (Rua Silva Jardim).
A programação do sábado tem como destaque o intercâmbio cultural entre as manifestações típicas do Nordeste, promovendo também um intercâmbio turístico entre as cidades que esses grupos fazem parte. Por isso, além de orquestras de frevo, haverá La Ursas, Papangus, Caboclos de Lança, Maracatus, Bonecos Gigantes e Os Bois-Bumbá. O Palco Rec-Beat volta para Caruaru trazendo atrações como Eddie e 70mg.
Além da vasta programação, a Prefeitura de Caruaru criou uma força-tarefa para a organização da festa, sob a coordenação da Fundação de Cultura e Turismo, com os diversos departamentos, que incluem a instalação de câmeras de monitoramento, a fiscalização de ambulantes e pontos comerciais, interdição de vias e alteração provisória nas rotas de ônibus, além de serviços de saúde e campanhas de conscientização. Confira as ações de cada secretaria:
SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA
Os fiscais da Secretaria de Ordem Pública (SECOP) realizarão o controle de acesso nas entradas juntamente com a PM, conscientizando quanto ao uso de recipientes de vidro. Eles fiscalizarão a comercialização de bebidas em vasilhames de vidro, devendo ser utilizados vasilhames de plástico.
A SECOP trabalhará com ficais para fiscalizar e ordenar os ambulantes cadastrados pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Quase 100 ambulantes foram cadastrados para trabalhar no circuito da folia. Eles estarão distribuídos em seis locais já definidos e identificados pela cor do crachá.
A SECOP também é responsável pela articulação com os órgãos operativos de segurança que atuarão na festa. Cerca de 300 profissionais, entre policiais militares, civis, do Biesp, Cavalaria e Bombeiros Militares, estarão no evento.
DESTRA
Vias interditadas
A Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) fará oito pontos de bloqueios, sendo quatro fixos e quatro móveis. A interdição do circuito da Folia ocorrerá em dois momentos: na sexta feira (22), às 23h, compreendendo a Rua João Condé e outras mais próximas; e às 12h do sábado (23) compreendendo as mais afastadas, como a Avenida Rio Branco. As vias serão liberadas às 21h do sábado.
Transportes de passageiros
Os ônibus terão os pontos de paradas remanejados (ver tabela) a partir das 5h da manhã do sábado (23). Os táxis terão os pontos da Estação Ferroviária e da Avenida Rio Branco remanejados para a Rua Coronel Limeira, Rua dos Expedicionários e próximo à Avenida Cleto Campelo. Os mototaxistas também irão para outro local, fora do circuito da festa, próximo à Rua Coronel Limeira.
Segurança Pública
Será efetuada pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e terá apoio da Destra, que disponibilizará um drone e 10 câmeras de videomonitoramento, as quais serão monitoradas na base móvel da Destra – um ônibus – onde haverá guardas municipais e PMs de Serviços no local. A Destra disponibilizará no evento um efetivo de 60 servidores, entre guardas, agentes de trânsito e outros servidores municipais. Além disso, haverá uma equipe de plantão na autarquia para atender as demandas de atendimento ao público, no tocante à infrações de Trânsito, e liberação de veículos, caso sejam apreendidos, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
PROCON CARUARU E VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A operação pré-carnaval começa nesta quinta-feira (21/02). Os órgãos atuarão em conjunto tanto nos dias que antecedem o sábado (23), como também no dia da culminância no entorno da Rua João Condé.
SECRETARIA DE SAÚDE
A Secretaria de Saúde de Caruaru vai disponibilizar no dia 23 um posto de atendimento com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, localizado na Estação Ferroviária. Ele terá três leitos de observação. Serão prestados atendimentos de urgência, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, oxigenoterapia, administração de medicamentos, curativos, entre outros. Também haverá material de intubação, oxímetro de pulso e desfibrilador.
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará ações educativas e distribuição de preservativos nos principais polos da festa. A Vigilância em Saúde também estará presente no evento, através da Vigilância Sanitária, fiscalizando os estabelecimentos e barracas de lanche e bebidas. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá uma ambulância disponível para a festa.
SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
Durante o período pré-carnavalesco, a Secretaria de Políticas para Mulheres estará realizando Campanhas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. As ações no sábado (23) acontecerão em pontos estratégicos do Centro da cidade, por onde passarão as/os foliãs/ões que brincarão nos principais blocos das prévias de Carnaval, a partir das 13h.
A ação contará com a campanha “Não é Não!”, por meio da distribuição de adesivos, leques e de folders informativos a respeito do Centro de Referência da Mulher (CRM), além de prestar informações básicas para denúncia. Este ano a ação também levará ao conhecimento da população que a importunação sexual hoje é crime, estando tipificada no código penal como crime, com pena de 1 a 5 anos, a partir de 2018. A SPM estará estrategicamente em cinco locais de acesso aos polos de animação.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresentará um cortejo com cerca de 300 pessoas que utilizam os espaços de convivência mantidos pela prefeitura. A Gerência de Direitos Humanos coordenará o Polo da Inclusão, bem como a mobilização de público para o mesmo.
Equipes de Abordagem do AEPETI (Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): 12 educadores sociais buscando sensibilizar comerciantes e foliões locais no que tange o trabalho infantil, bem como o combate ao abuso e exploração sexual, e venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Serão entregues pulseirinhas de identificação para as crianças. Caso seja identificado algum caso de violação de direitos de crianças e adolescentes, esta equipe fará encaminhamento à rede de proteção do município, para as devidas intervenções.
            

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados