Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Prefeitura de Caruaru investe em tecnologia e Letramento Digital beneficiará mais de 5 mil estudantes

22 de fevereiro de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.jornaldecaruaru.com.br: A coordenadora do programa, pela UFPE, Michele Lima, lembrou que a sociedade está em processo de transformação e o avanço tecnológico tem apontado novas demandas sociais.
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra participou nesta quarta-feira (20) do Encontro de Ampliação Projeto Letramento em Programação na Rede Municipal de Educação que aconteceu no Armazém da Criatividade. Na ocasião, a chefe do executivo destacou o crescimento do programa e agradeceu a dedicação dos profissionais envolvidos no projeto. “No ano passado, era beneficiados pouco mais de 200 estudantes. Para este ano, 2019, são mais de 5 100 alunos, matriculados em escolas, inclusive da zona rural, que estão conhecendo a ferramenta digital que tem, juntamente com outros projetos, tornado nossas escolas mais atrativas, oportunizando os jovens e as crianças serem protagonistas das suas próprias vidas. Também quero parabenizar aos professores, coordenadores e gestores que se dedicam e fazem, ao lado dos alunos, o Letramento Digital ser em sucesso”, assegurou.
Para Matheus Bezerra, estudante de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a utilização das ferramentas dentro do Letramento Digital é muito importante, pois insere os professores no contexto social tecnológico.“Nossa realidade é ver alunos com tablets, smartphones, notebooks e etc, enquanto grande parte dos professores tem formação analógica. Isso implica em dizer que o letramento digital auxilia a compreender e utilizar as ferramentas disponibilizadas, além também a destacar a cultura digital que vai favorecer aos discentes na ampliação das habilidades didático pedagógicas”, disse .
A coordenadora do programa, pela UFPE, Michele Lima, lembrou que a sociedade está em processo de transformação e o avanço tecnológico tem apontado novas demandas sociais. “Dentro do projeto, a gente trabalha com os alunos das escolas municipais a questão do raciocínio lógico, resiliência, o aprendizado baseado em problemas e a comunicação para que eles possam ser agentes dessa mudança do mundo virtual”, mostrou.


A secretária de Educação, Marta Medeiros, explicou que os estudantes da rede municipal de ensino não devem, apenas, ter acesso as ferramentas digitais. Para ela, a ideia é mais abrangente. “Além de serem inseridos no mundo virtual, nossas crianças e jovens, também precisam desenvolver a criticidade e as capacidades de criação e recriação de todas as informações recebidas, para que assim tenham a possibilidade de dialogar com os diversos componentes curriculares, e de fato, construir estratégias de empreendedorismo e protagonismo que são importantes para faixa etária que eles se encontram nesse mundo tão competitivo em que vivem”, salientou.
O Projeto Letramento em Programação é uma parceria entre a Prefeitura de Caruaru com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados