A chuva que caiu desde a madrugada causou transtornos em diferentes pontos da Região Metropolitana do Recife nesta segunda-feira (28). No Recife, o volume de precipitação em apenas três horas equivale a 21 dias da média histórica de janeiro. A Defesa Civil da capital aponta que, das 8h às 11h, choveu cerca de 70 milímetros.
A média histórica é de 103,8 milímetros ao longo de todo mês de janeiro. Vias de grande movimento da capital, como as Avenidas Abdias de Carvalho e Mascarenhas de Morais, apresentaram alagamentos e trânsito complicado. Um homem ficou ferido após um telhado de zinco voar e atingir um poste, em Jaboatão
.
O volume de chuva acima da média causou um deslizamento parcial do muro de contenção da pista da Avenida Norte, na altura do Córrego do Jenipapo. Uma das pistas da via precisou ser interditada no final da manhã e equipes de diferentes órgãos da Prefeitura do Recife seguiram para o local.
O Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife, teve registro de água no saguão. A Infraero informou, no fim da manhã, que já estava fazendo reparos nas calhas de drenagem do terminal de passageiros, que tiveram a estrutura deslocada pelas fortes chuvas
A Defesa Civil registrou 46 chamados até o meio-dia para vistorias técnicas e colocação de lonas, todas sem registro de vítimas. O órgão informou, ainda, que enviou um alerta para 31 mil famílias moradoras de áreas de risco cadastradas no sistema da prefeitura.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT) suspenderam o expediente desta segunda devido às chuvas.
A Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuva moderada a forte, válido até o fim do dia.
Nenhum comentário
Postar um comentário