Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS REÚNE ARTISTAS DE TODO O BRASIL

16 de novembro de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site Assessoria de Imprensa
Sesc Ceará -
Fátima Gomes:
Projeto chega a duas décadas incentivando o intercâmbio, valorização e preservação da cultura nacional
Idealizada pelo Sesc, a Mostra se consolidou como palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. De 1999 a 2018, mais de seis milhões de pessoas já acompanharam as atrações do evento. A participação de artistas também é crescente: na 1ª edição eram 250 e em 2018 chegam a 2.500.
A abrangência de programação da Mostra Cultural é outro marco. Partiu de um município (Crato) e está, atualmente, em 26 cidades da região do Cariri. O evento percorre Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Nova Olinda, Altaneira, Araripe, Abaiara, Mauriti, Aurora, Porteiras, Penaforte, Barro, Jardim, Milagres, Missão Velha, Caririaçu, Jati, Antonina do Norte, Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre, Assaré, Campos Sales, Santana do Cariri, Potengi, Salitre, Farias Brito e Tarrafas.
Este ano, a pluralidade de linguagens está representada nas diversas atividades culturais e artísticas de todo o Brasil. Entre os grupos de valorização da cultura de tradição estão os de reisado de congo, de baile, guerreiros, maneiro pau, maracatu, capoeira, banda cabaçal e outras manifestações populares. A descentralização das ações é garantida com a realização dos circuitos Patativa do Assaré, que leva espetáculos de rua pelos municípios, e o Tem Forró no Cariri – com artistas cearenses, valorizando essa expressão genuinamente nordestina.
"A Mostra Sesc não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção cultural nas diversas áreas. Os artistas de todas as regiões do Brasil veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover encontros e beber na rica fonte cultural caririense", enfatiza Charles Sales, gerente de Cultura do Sesc Ceará.

Para marcar os 20 anos da Mostra Sesc Cariri de Culturas, os cantores Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo abrem a programação no dia 16, em Juazeiro, com o show 'Grande Encontro'. Milton Nascimento sobe ao palco para encerrar a Mostra, no dia 20, na cidade do Crato, com umahomenagem ao Dia da Consciência Negra. Outro marco comemorativo na programação é uma exposição de fotografias com registros de todas as edições da Mostra e a reprodução de algumas das imagens em xilogravura.
História viva
Durante essa edição da Mostra será inaugurado o segundo Museu Orgânico dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri. O Museu Oficina do Mestre Françuili, em Potengi, será um espaço de memória onde os visitantes serão convidados a conhecer as obras, as histórias e os causos do mestre flandeiro Francisco Dias de Oliveira (Françuili), artesão que cria miniaturas de aviões com lâmina de metal. Integrado à Mostra Cariri de Culturas, o Museu Orgânico é um projeto do Sesc que reconhece localidades onde se faz necessária a preservação da história e o fortalecimento da memória e da sabedoria de ícones da cultura de tradição.
A combinação do fascínio por aviões e a habilidade para moldar objetos transformou o artesão Françuili em um mestre da cultura. O pequeno tesouro, formado por aviões de diversos tamanhos e modelos, compõem o centro cultural para visitação de estudantes, turistas e também moradores de Potengi, município do Cariri e terra-natal do artesão. Hoje ele tem 32 aeronaves em miniaturas caprichosas e detalhistas e um grande acervo de objetos que simbolizam o sertão. Sua casa tem espaço para guardar ultraleves, helicópteros, foguetes e até disco voador, algumas até motorizadas, que ele reproduziu só de olhar.
Sesc
O Sesc - Serviço Social do Comércio é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu trabalho tem como objetivo proporcionar bem-estar e qualidade de vida ao comerciário e seus familiares, bem como para a sociedade de maneira geral. Presente em todos os estados brasileiros, o Sesc atua nos campos de educação, saúde, cultura, lazer e assistência, alcançando com suas ações cerca de 2,2 mil municípios, incluindo todas as capitais. Praticar atividades esportivas, desenvolver hábitos para uma vida mais saudável, fazer excursões e passeios turísticos, adquirir novos conhecimentos e habilidades, frequentar teatros, cinemas, bibliotecas, salas de exposição e outros espaços culturais são algumas experiências que o público vivencia no dia a dia do Sesc. Programação: Site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular "Mostra Cariri", disponível para Android e iOS
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais informação para a Imprensa
Sesc Ceará - Jardeline Santos - (85) 992739260 (whatsApp)
CDN Comunicação | 21 3626-3700 Fátima Gomes: fatima.gomes@cdn.com.br / 21 3626-3724 / 99833-4635 André Sant´Anna: andre.santanna@cdn.com.br / 21 3626-3710 / 97918-5666

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados