Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Petroleiros da Refinaria Abreu e Lima realizam ato no Grande Recife

31 de maio de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Mobilização não afeta produção de diesel da estatal, segundo Sindipetro-PE. Manifestantes se reúnem em frente à Refinaria, no Porto de Suape.Petroleiros fazem ato na entrada da Refinaria Abreu e Lima (Foto: Thiago Augustto/TV Globo)Petroleiros fazem ato na entrada da Refinaria Abreu e Lima (Foto: Thiago Augustto/TV Globo)
Petroleiros da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (30), oara um ato pacífico em frente à unidade, que fica no Complexo Portuário de Suape, no Grande Recife. A manifestação faz parte de uma mobilização nacional da categoria. O número de pessoas que participam do ato não foi informado.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco (Sindipetro-PE), operadores que deveriam começar a trabalhar a partir das 0h e das 7h cruzaram os braços, mas a paralisação não afetou a produção da refinaria.
“Primeiro, os tanques estão cheios por causa da greve dos caminhoneiros. Depois, a gente quer negociar uma operação de contingência para não impactar o abastecimento da população”, explicou o coordenador-geral do sindicato, Rogério Almeida.
De acordo com Sindipetro-PE, funcionários se concentraram em frente à guarita da refinaria, na Avenida Portuária, mas não impediram a passagem de pessoas ou veículos. Os petroleiros decidiram paralisar as atividades por 72 horas em solidariedade ao movimento dos caminhoneiros e para pedir a destituição de Pedro Parente do comando da estatal, entre outras reivindicações.
“Não estamos barrando quem quiser trabalhar, mas a adesão dos operadores, que são os que mantêm a refinaria funcionando, é de 100%. Alguns funcionários do administrativo também aderiram à mobilização”, disse o coordenador-geral do Sindipetro-PE, Rogério Soares de Almeida.
O sindicato disse que, atualmente, a refinaria conta com cerca de 200 operadores. O ato conta com a participação de integrantes da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Sindicato dos Químicos de Pernambuco, Central Sindical e Popular (CSP/CONLUTAS), entre outras entidades.
O trânsito na Avenida Portuária não está sendo afetado. Também não há policiamento no local. O combustível produzido na Refinaria segue para as distribuidoras através de dutos, então a distribuição não é afetada.
Por meio de nota, a Petrobras apontou que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) emitiu na noite de terça-feira (29) decisão liminardeclarando a abusividade da greve. Nesta quarta-feira (30), "foram registradas paralisações pontuais em algumas unidades operacionais. Equipes de contingência estão atuando onde necessário e não há impacto na produção".

Refinaria Abreu e Lima

A Refinaria Abreu e Lima faz parte do pacote de privatização proposto por Parente, que inclui também a Rlam (BA), Repar (PR) e Refap (RS), no qual 60% dos ativos da seriam transferidos para o setor privado, assim como a infraestrutura de transporte de derivados de petróleo ligada a essas unidades.
Segundo o Sindipetro-PE, a Refinaria Abreu e Lima é responsável pela produção de 30% do Diesel S-10 do Brasil e tem capacidade de produzir 100 mil barris de petróleo por dia. "Hoje, a refinaria não processa tudo que pode, só 60 mil barris, justamente por conta de uma política de Parente para facilitar a importação de um diesel mais caro", disse o coordenador-geral do sindicato.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados