Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Chuvas provocam transtornos no Grande Recife

7 de abril de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Pontos de alagamento foram registrados em todas as zonas da capital pernambucana, neste sábado (7).Avenida Norte, no Recife, ficou alagada após temporal (Foto: Reprodução/TV Globo)Avenida Norte, no Recife, ficou alagada após temporal (Foto: Reprodução/TV Globo)  primeiro sábado de abril (7) começou com chuva no Grande Recife. O temporal causou alagamentos e transtornos para os moradores da capital e cidades vizinhas. Na sexta-feira (6), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta para fortes precipitações na Região Metropolitana e na Mata Sul do estado. Uma barreira deslizou em Jaboatão dos Guararapes. (Veja Vídeo acima)
De acordo com a Apac, foi registrada uma falha no sistema de monitoramento pluviométrico da agência e, por isso, o registro dos pontos de chuva será feito na segunda-feira (9).
Um radar de baixa precisão do órgão registrou, em 24 horas, chuvas de mais de 60 milímetros na capital e em Igarassu, também na Região Metropolitana. Em Jaboatão, foram ao menos 50 milímetros.PRF registrou pontos de alagamento na BR-101, na altura de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife (Foto: PRF/Divulgação)PRF registrou pontos de alagamento na BR-101, na altura de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife (Foto: PRF/Divulgação)  A Defesa Civil do Recife informou que não foram registrados incidentes neste sábado, por causa das chuvas da madrugada e do início da manhã. O órgão orienta moradores a deixar áreas de risco. A população pode acionar os técnicos pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita.
De acordo com a Apac, as fortes precipitações em Pernambuco são comuns para o período do outono no hemisfério Sul. Dois fenômenos climáticos são responsáveis pela mudanças climáticas deste fim de semana.                                  "Temos, no momento, a incidência de um vórtice ciclônico de altos níveis e distúrbios ondulatórios de leste, que trazem perturbações vindas do oceano para o continente. Os sistemas são comuns neste período do ano, quando já foi iniciado o período chuvoso no Agreste e no litoral de Pernambuco", disse Edvânia Santos, meteorologista da Apac.
No Recife, foram registrados pontos de alagamento em diversos pontos da capital. Na Avenida Norte e em ruas do bairro de São José, no Centro, na Avenida Mascarenhas de Morais, na Zona Sul e no bairro da Madalena e na BR-101, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste, pedestres tiveram que pôr o pé na lama para trafegar.    

Chuvas da sexta-feira

As chuvas de sexta-feira (6) provocaram alagamentos em diversos pontos do Recife e um deslizamento de barreira no Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. O acidente levou à interdição de três residências, mas não deixou feridos. Ruas nos bairros da Tamarineira, na Zona Norte da capital, e da Estância, na Zona Oeste da cidade, ficaram alagadas. (Veja vídeo acima)
No deslizamento de barreira ocorrido na Rua da Conquista às 12h40, uma das casas foi atingida parcialmente pela terra, mas o proprietário, inicialmente, não quis deixar o imóvel apesar das recomendações da Defesa Civil do município. Depois de assinar um termo de responsabilidade, ele saiu do local e seguiu para a casa de parentes.
Outra residência teve a saída obstruída enquanto um casal estava do lado de dentro do imóvel. A Defesa Civil e os Bombeiros foram acionados para a ocorrência e retiraram as duas pessoas do local. Uma terceira casa, por sua vez, não chegou a ser atingida, mas foi interditada devido a riscos iminentes de desabamento na área.
Por meio de nota, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que, neste sábado (7), a equipe da Defesa Civil retornaria à rua da Conquista para avaliar a estrutura dos imóveis e do cenário para que "as devidas providências sejam tomadas".
No texto, a administração municipal também explicou que, de imediato, "a ação é de prevenção, com isolamento da área, manutenção dos imóveis desocupados e montagem de um ponto de monitoramento permanente até o início das obras estruturadoras".

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados