Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Banhista mordido por tubarão no Grande Recife tem sedação retirada e apresenta melhora no quadro clínico

18 de abril de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Pablo Diego foi atacado no domingo (15), em Jaboatão. Membro amputado passou por perícia para avaliar qual a espécie envolvida no incidente.Potiguar mordido por tubarão em praia no Grande Recife está internado no Hospital da Restauração, na área central do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)Potiguar mordido por tubarão em praia no Grande Recife está internado no Hospital da Restauração, na área central do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
O banhista potiguar mordido por um tubarão numa praia no Grande Recife no domingo (15) teve a sedação totalmente suspensa nesta quarta-feira (18), segundo o Hospital da Restauração (HR), unidade de saúde em que ele está internado.
Na quarta (19), a previsão é de que o potiguar passe por uma reavaliação com um exame de doppler, um tipo de ultrassonografia, para verificar se o enxerto da mão direita teve sucesso.
Apesar de o paciente demonstrar evolução no quadro clínico, os médicos estão em alerta para evitar o surgimento de infecções decorrentes da mordida do animal. Assim como na terça (17), Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos, permanece consciente, orientado e sem febre.
Paralelamente à recuperação do paciente, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) trabalha para identificar a espécie que mordeu o banhista na praia de Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes.
“A perna foi periciada na terça (17), no Instituto de Medicina Legal (IML), com a ajuda colaborativa de pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco”, explica o presidente do órgão, coronel Leodilson Bastos.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Defesa Social, responsável pelo IML, informou que o prazo médio para a elaboração do laudo é de 10 dias. Caso seja necessário, o perito legista responsável também pode solicitar a prorrogação do prazo.

Entenda o casoHomem foi atacado por tubarão na Praia de Piedade, no Grande Recife (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Homem foi atacado por tubarão na Praia de Piedade, no Grande Recife (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado para socorrer Pablo Diego foi feito às 14h38. O incidente aconteceu na altura da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Na vítima, havia ferimentos nos dois braços e na perna direita. Depois dos primeiros socorros feitos por duas equipes de bombeiros, Pablo foi levado de helicóptero ao Hospital da Restauração.
Segundo o oficial de operações do Grupamento Marítimo (GBmar) que participou do atendimento, capitão Arthur Leone, o homem estava numa área sinalizada por placas, com água na altura da cintura, quando foi mordido. Depois de uma cirurgia de quatro horas no domingo (15), ele teve a perna direita amputada.
Na manhã da segunda (16), os médicos haviam afirmado que o estado de Pablo era gravíssimo e que havia risco de morte. Mais cedo, um amigo de Pablo Diego havia dito que o potiguar conhecia os riscos de nadar no local onde ocorreu o incidente.

Casos recentesGrande Recife recebeu em 2016 novas placas de alerta sobre ataques de tubarão (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Grande Recife recebeu em 2016 novas placas de alerta sobre ataques de tubarão (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Em janeiro de 2018, um surfista de 20 anos foi ferido por um tubarãono arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O jovem, natural da Bahia, surfava na Praia da Conceição no final da tarde de 12 de janeiro quando caiu da prancha e foi mordido. Encaminhado a uma unidade de saúde, o jovem teve alta no mesmo dia por se tratar de um ferimento leve.
Em dezembro de 2015, um turista do Paraná foi atacado por um tubarão na Praia do Sueste, também em Fernando de Noronha. O homem estava mergulhando no momento do ataque e teve a mão e parte do braço amputados. Segundo o International Shark Attack File (Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão, em inglês) da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, esse foi o único caso de ataque de tubarão verificado no Brasil em 2015.
Em 2013, uma jovem de 18 anos, de São Paulo, foi atacada por um tubarão na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Atacada em 22 de julho, ela faleceu no dia seguinte, após ter sido internada no Hospital da Restauração.

Contagem oficial de casos

Em Pernambuco, a contagem começou a ser feita pelo Cemit há 26 anos, quando os casos passaram a ser mais recorrentes no estado. Desde 1992, 24 pessoas morreram vítimas de tubarões no litoral pernambucano. No mesmo período, o órgão registrou 63 incidentes, termo utilizado para enquadrar ocorrências envolvendo seres humanos e tubarões.
Segundo o Cemit, a ocorrência registrada no domingo (15) ainda não faz parte da contagem pois precisa ser estudada, como é de praxe. Segundo o presidente do órgão, Leodilson Bastos, é preciso saber se é possível considerar realmente um incidente com tubarão antes de inseri-lo nas estatísticas.
A conscientização atrelada à pesquisa vem sendo o caminho escolhido pelo Cemit para prevenir incidentes. A abertura de editais para o desenvolvimento de pesquisas que ajudem a criar métodos de proteção aos banhistas e ao ecossistema marinho é uma das principais medidas, segundo o órgão.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados