Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Agência renova alerta de chuvas moderadas a fortes em três regiões de Pernambuco

7 de abril de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Informação foi publicada no site da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) na tarde deste sábado (7) e tem validade de 24 horas.Alerta da Apac prevê chuvas com intensidade de moderada a forte em três regiões de Pernambuco (Foto: Robson Batista/TV Globo)Alerta da Apac prevê chuvas com intensidade de moderada a forte em três regiões de Pernambuco (Foto: Robson Batista/TV Globo)
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou na tarde deste sábado (7) o alerta de chuvas com intensidades moderada a forte no Grande Recife, na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco. Na sexta-feira (6), o aviso abrangia a Mata Sul e a Região Metropolitana da Capital. A previsão, publicada às 17h no site da instituição, vale até o mesmo horário do domingo (8).
As fortes precipitações, segundo o órgão, são causadas por dois fenômenos climáticos comuns na região durante o período do outono. O primeiro é um vórtice ciclônico de altos níveis e o outro são os distúrbios ondulatórios de leste, que trazem perturbações vindas do oceano para o continente.
Na sexta-feira, uma barreira deslizou por causa da chuva e, neste sábado, vários pontos de alagamento foram registrados na capital e cidades vizinhas.
Por causa do alerta emitido pela Apac, a Defesa Civil do Recife orienta os moradores de áreas de risco para sair dos imóveis e procurarem abrigo em locais seguros.
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente de 24 horas e pode ser acionada por meio do telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita. Já o acompanhamento das chuvas pode ser feito no site da Apac.Rua do Peixoto amanheceu alagada no bairro de São José, no centro do Recife (Foto: Pedro Alves/G1)Rua do Peixoto amanheceu alagada no bairro de São José, no centro do Recife (Foto: Pedro Alves/G1)

Chuvas do fim de semana

No Recife, neste sábado (7), foram registrados pontos de alagamento em diversos locais. Na Avenida Norte e em ruas do bairro de São José, no Centro, na Avenida Mascarenhas de Morais, na Zona Sul e no bairro da Madalena e na BR-101, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste, pedestres tiveram que pôr o pé na lama para trafegar.
De acordo com a Apac, neste sábado foi registrada uma falha no sistema de monitoramento pluviométrico da agência e, por isso, o registro dos pontos de chuva será feito na segunda-feira (9).
Um radar de baixa precisão do órgão registrou, em 24 horas, chuvas de mais de 60 milímetros na capital e em Igarassu, também na Região Metropolitana. Em Jaboatão, foram ao menos 50 milímetros.                                                                    Na sexta-feira (6), as chuvas provocaram alagamentos em diversos pontos do Recife e um deslizamento de barreira no Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. O acidente levou à interdição de três residências, mas não deixou feridos.
Ruas nos bairros da Tamarineira, na Zona Norte da capital, e da Estância, na Zona Oeste da cidade, ficaram alagadas. (Veja vídeo acima)
No deslizamento de barreira ocorrido na Rua da Conquista às 12h40, uma das casas foi atingida parcialmente pela terra, mas o proprietário, inicialmente, não quis deixar o imóvel apesar das recomendações da Defesa Civil do município. Depois de assinar um termo de responsabilidade, ele saiu do local e seguiu para a casa de parentes.
Outra residência teve a saída obstruída enquanto um casal estava do lado de dentro do imóvel. A Defesa Civil e os Bombeiros foram acionados para a ocorrência e retiraram as duas pessoas do local. Uma terceira casa, por sua vez, não chegou a ser atingida, mas foi interditada devido a riscos iminentes de desabamento na área.
Por meio de nota, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que, neste sábado (7), a equipe da Defesa Civil retornaria à rua da Conquista para avaliar a estrutura dos imóveis e do cenário para que "as devidas providências sejam tomadas".
No texto, a administração municipal também explicou que, de imediato, "a ação é de prevenção, com isolamento da área, manutenção dos imóveis desocupados e montagem de um ponto de monitoramento permanente até o início das obras estruturadoras".
   

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados