A equipe New Atom, do Sesi Ibura, é um dos favoritos do torneio, bi-campeão da etapa regional, que aconteceu em novembro, pretende repetir, no Paraná, o mesmo feito da temporada passada, em que foi selecionada para representar o Brasil no estágio internacional da competição, na Dinamarca, pelo projeto de pesquisa com tubarões e o desempenho de seu robô. Este ano, o projeto trata como reutilizar a água gerada pelo ar-condicionado para irrigar horta e outros objetivos.
FUNCIONAMENTO - Nos três dias da competição, os 850 jovens terão a oportunidade de apresentar o projeto de pesquisa e o robô desenvolvidos para responder à questão proposta nesta temporada 2017/2018: hydro dynamics (o ciclo humano da água, como melhorar a forma como as pessoas encontram, transportam, usam ou descartam a água). Além disso, serão avaliados quanto ao Design do robô, onde a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego; Core Values, onde são avaliados valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo e o Desafio do Robô, quando os robôs devem cumprir com eficácia missões na mesa da competição em três partidas de 2 minutos e 30 segundos.
O objetivo do Torneio é desenvolver nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia como facilitadores para o aprendizado e progresso da sociedade humana. “Outro benefício da competição, é oportunizar o protagonismo juvenil, ao estimular neles a busca de soluções inovadoras para problemas reais, o que contribui para a formação da futura mão de obra da indústria”, afirma o superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões.
DIMENSÃO – No Brasil, o torneio começou com as etapas regionais que ocorreram em 11 estados e o distrito federal, envolvendo 5 mil jovens. Foram selecionadas as 85 melhores equipes para o estágio nacional, ao mesmo tempo em que as seletivas acontecem em mais de 80 países, onde participam uma média de 230 mil jovens e adolescentes de 9 a 16 anos. Por isso, o FLL é considerado um dos maiores torneios de robótica mundiais focados em jovens.
TEMÁTICA - Na temporada atual – Hydro dynamics – o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar soluções inovadoras para um problema que atinge milhões de brasileiros e é também uma preocupação mundial: a água. As pesquisas e soluções abordam temas desde como encontrar, transportar, usar ou descartar o líquido. Até o ano de 2030, a população mundial alcançará 8,3 bilhões de pessoas e a demanda por água crescerá em 30% no mesmo período. Além disso, estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão em áreas de grave escassez hídrica até o ano de 2025.
FASE NACIONAL DO TORNEIO INTERNACIONAL DE ROBÓTICA FIRST LEGO LEAGUE (FLL)
Quando: 16 a 18 de março
Onde: Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
Centro de Exposições Horácio Coimbra
Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico (Curitiba)
Horário de visitação:
16/03 – sexta-feira / cerimônia de abertura (13h)
17/03 – sábado (9h às 18h)
18/03 – domingo (9h às 17h)
ENTRADA GRATUITA
EQUIPES PERNAMBUCANAS QUE VÃO PARTICIPAR DA FASE NACIONAL:
1º lugar: Equipe New Atom, do SESI Ibura (Recife/PE)
2º lugar: Equipe Unity, do SESI Escada (Escada/PE)
3º lugar: Equipe Waters, da EREM Alberto Augusto de Morais Pradines (Ilha de Itamaracá/PE)
4º lugar: Legomito, do SESI Paulista (Paulista/PE)
5º lugar: Lego Bulls, da EREM Porto Digital (Recife/PE)
6º lugar: Cangaceiros da Robótica, do SESI Vasco da Gama (Recife/PE)
Nenhum comentário
Postar um comentário