Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Ônibus no Grande Recife disponibilizam mais espaço para cadeirantes

22 de março de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Decisão do Conselho Superior de Transporte Metropolitano ampliou de um para dois o número de vagas para cadeirantes nos ônibus.Ônibus com duas vagas para cadeirantes estão em circulação no Recife (Foto: Rafael Fernandes/Divulgação)Ônibus com duas vagas para cadeirantes estão em circulação no Recife (Foto: Rafael Fernandes/Divulgação)
O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) decidiu, na terça-feira (20), ampliar de um para dois o número de vagas para cadeirantes nos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o sistema transporta 3.166 cadeirantes.
De acordo com o órgão, o aumento das vagas permite um ganho de autonomia e inclusão para eles, que, muitas vezes, precisavam esperar por outro ônibus, caso o local destinado à cadeira de rodas já estivesse ocupado por alguém. Além disso, torna mais fácil que cadeirantes saiam em duplas.
"Não há prazo específico [para a implantação dessa mudança], mas, a cada renovação, as empresas operadoras têm obrigatoriamente que renovar pelo menos 10% dos veículos com essa nova configuração", informou o Grande Recife Consórcio de Transporte.
Alguns veículos com a nova configuração estavam sendo testados no Recife. Segundo o consórcio, quatro empresas operam com ônibus que se encaixam nesse novo padrão, totalizando 44 veículos. A Metropolitana possui 13 coletivos assim, a Transcol conta com 11, a Globo tem 10 e a Pedrosa apresenta 10.
"Os ônibus que já operam com este novo formato na RMR têm como itinerário principal as avenidas Norte e 17 de agosto", afirmou o Grande Recife Consórcio de Transporte por meio de nota.
Além dos ônibus comuns, os 88 veículos de BRT do Consórcio Conorte também têm espaço para a segunda cadeira de rodas desde 2014, quando o Corredor Norte-Sul foi implantado.

Menos assentos na parte dianteira

Na mesma reunião do CSTM, foi definida a redução do número de assentos na parte dianteira dos ônibus. Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que a diminuição "faz parte de um estudo realizado pela Urbana-PE [Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco]" e não tem relação com o acréscimo de um espaço para cadeirante nos coletivos.
No texto, o concórcio ressalta que, quando os assentos na área dianteira do ônibus estão ocupados, os idosos podem realizar o embarque pela porta do meio mediante a apresentação da carteira de identidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados