Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

tempestade-tropical-deixa-mais-de-100-mortos-nas-filipinas

23 de dezembro de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site https://oglobo.globo.com/mundo: Tembin causou inundações e deslizamentos; dezenas de pessoas ainda estão desaparecidasResgatistas trabalham na evacuação de pessoas atingidas pelas inundações provocadas pela tempestade tropical em Davao, nas Filipinas - MANMAN DEJETO / AFP

MANILA - O número de mortos pela passagem da tempestade tropical Tembin, que atinge o sul das Filipinas desde sexta-feira, já passa dos 100, segundo a AFP. A agência informa que, até o momento, seriam 133 vítimas fatais. O último levantamento fornecido pela polícia inclui 36 vítimas cujos corpos foram recuperados neste sábado no rio Salog, na ilha de Mindanao. O número de mortos ainda pode aumentar. No início da manhã deste sábado, as estimativas eram de 90. Autoridades locais informaram que dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas. A polícia, bombeiros, voluntários e soldados estão trabalhando entre os escrombos nos resgates de sobreviventes.
Desde a sexta-feira, Tembin provocou inundações e deslizamentos de terras. Milhares de pessoas foram atingidas pelas inundações, evacuadas de suas moradias e encaminhadas para abrigos. As linhas de comunicação com as áreas afetadas estão cortadas, dificultando os resgates.
A tempestade tropical provocou chuvas intensas e ventos de mais de 80 km/h e rajadas de até 95 km/h. Ela deverá atingir neste sábado à noite a ilha de Palawan, a oeste de Mindanao, segundo o serviço meteorológico filipino. Tembin começou nesta sexta-feira, provocando a declaração de estado de emergência em algumas áreas do país, incluindo Lanao del Norte e Lanao del Sur.
As Filipinas são atingidas anualmente por cerca de 20 tufões e tempestades, mas Mindanao, a grande ilha do sul com cerca de 20 milhões de habitantes, é geralmente poupada.REFILE - CORRECTING TYPO IN THE BYLINE People help to rescue flood victims in Lanao del Norte, Philippines, December 22, 2017 in this image taken from video footage obtained from social media. Aclimah Cabugatan Disumala/via REUTERS THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. MANDATORY CREDIT. NO RESALES. NO ARCHIVES. MUST ON SCREEN COURTESY ACLIMAH CABUGATAN DISUMALA - SOCIAL MEDIA / REUTERS

Mais de 12 mil moradores de Mindanao tiveram que deixar suas casas. De acordo com a polícia, 19 pessoas morreram no vilarejo montanhoso de Dalama, perto da cidade de Tubod.
""A água do rio começou a subir e a maioria das casas (de Dalama) foi inundada. O vilarejo não existe mais", declarou à AFP Gerry Parami, da polícia de Tubod.
Policiais, soldados e voluntários se mobilizam para tentar encontrar os corpos sob os escombros e a lama neste vilarejo agrícola de 2.000 habitantes, acrescentou Gerry Parami.
Em outras partes, pedras e lama carregadas pelas inundações soterraram 40 casas na cidade de Piagapo, matando pelo menos 10 pessoas, de acordo com um representante da Defesa Civil da província de Lanao del Sur, Saripada Pacasum.
"Nós enviamos equipes de resgate, mas seu avanço é lento por causa das rochas", indicou.
A tempestade também causou cortes de energia e das comunicações, dificultando o estabelecimento do número de vítimas.
A preocupação é particularmente grande na península de Zamboanga, onde, de acordo com a televisão local, pelo menos três localidades foram afetadas pelas inundações.

Nesta área, o número de vítimas está em 28, segundo informou a polícia, que relatou outras 81 pessoas desaparecidas, após avalanches de lama e o deslizamento de rochas em cidades costeiras como Sibuco.
"É possível que as vítimas tenham ignorado as advertências das autoridades" sobre os riscos de inundação, disse o prefeito de Sibuco, Norbideiri Edding, à rádio Manila DZMM.
Tembin chegou ao país menos de uma semana após a tempestade tropical Kai-Tak, que devastou o centro das Filipinas, deixando 54 mortos e 24 desaparecidos. Em 2013, o tufão Haiyan matou quase 8 mil pessoas e deixou 200 mil famílias desabrigadas no país.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados