Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

UFPE decide suspender cinco estudantes por ocupação contra a PEC do teto dos gastos públicos

2 de novembro de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pernambuco:

Decisão, divulgada nesta quinta (2), foi tomada pelo Conselho da Administração da universidade. Suspensão passa a valer por seis meses, a partir de 1º de janeiro de 2018.Segundo a universidade, ocupação resultou em depredações e furtos no Centro de Artes e Comunicação (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)O Conselho de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu, na quarta-feira (1º), suspender cinco alunos envolvidos na ocupação do Centro de Artes e Comunicação (CAC), ocorrida em setembro de 2016 em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição 55, r limite dos gastos do governo federal ao longo de 20 anos. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (2).

De acordo com a UFPE, a ocupação resultou em depredações e furtos no prédio, investigados a partir da abertura de inquéritos administrativos. Segundo o Conselho, essas situações foram registradas no CAC e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Sob esse argumento, o órgão decidiu punir os cinco estudantes por um período de seis meses, a partir do dia 1º de janeiro de 2018.
Ainda segundo a instituição, não cabe recurso porque a decisão foi tomada por uma instância máxima, conforme o Regimento Geral da Universidade. Como os nomes dos estudantes não foram divulgados, o G1 não consegue entrar em contato com os universitários para repercutir o caso.

A ocupação

Além do CAC, outros dez prédios da UFPE foram ocupados entre os dias 24 de outubro e 23 de novembro de 2016 em protesto contra a PEC 55. Além da UFPE, instituições como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Escolas da rede pública estadual de ensino também foram ocupadas por estudantes.
No dia 30 de novembro de 2016, a PEC 55 foi aprovada em primeiro turno no Senado e, no dia 13 de dezembro de 2016, os senadores aprovaram, com 53 votos favoráveis, o estabelecimento de um teto para os gastos públicos para os próximos 20 anos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados