Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Previsão de tornados na costa portuguesa em dia de chuva forte e trovoada

2 de novembro de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.msn.com: A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente esta quinta-feira estando também prevista a possibilidade de fenômenos extremos de vento na zona costeiraPrevisão de tornados na costa portuguesaEntre esta quinta-feira e o meio da tarde de sábado vão ocorrer períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser fortes e acompanhados de trovoada e rajadas fortes de vento, precisou à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada.
"A precipitação chegará a todo o território porque temos uma depressão centrada a noroeste do continente. Hoje e amanhã vai ficar estacionária e depois tende a deslocar-se para sul e em direção ao território do continente", explicou.
Segundo Maria João Frada, existe uma linha bem organizada com bastante precipitação que ainda está sobre o mar, prevendo-se que entre durante a manhã de hoje com mais ou menos intensidade no território do continente.
citacao Não se pode excluir junto à costa nas zonas costeiras ou mesmo sobre o mar a possibilidade de ocorrerem tornados dispersos centro
"De qualquer maneira, durante este episódio irá com uma grande probabilidade ocorrer precipitação que em alguns locais será forte", disse.
Nesse sentido, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que foram emitidos avisos amarelos de precipitação para os distritos no litoral a norte de Setúbal.
"Contudo, hoje também neste litoral a norte do Cabo da Roca há a possibilidade de haver fenómenos extremos de vento. Não se pode excluir junto à costa nas zonas costeiras ou mesmo sobre o mar a possibilidade de ocorrerem tornados dispersos. É uma probabilidade baixa, mas ela existe porque a massa de ar é instável", adiantou.
De acordo com Maria João Frada, estes fenómenos de vento podem ocorrer no litoral a norte do Cabo da Roca durante o dia de hoje e na sexta-feira essa possibilidade ainda existe um pouco por todo o território, mas mais nas zonas costeiras.
"A partir de sábado à tarde vamos ter uma melhoria com a diminuição da intensidade e frequência dos aguaceiros e o final do dia já sem ocorrência de precipitação. Domingo vai ser um dia sem precipitação com céu pouco nublado ou limpo, descida das temperaturas mínimas e geadas no nordeste Transmontano e Beira Alta", indicou.
Ainda no que diz respeito às temperaturas, Maria João Frada adiantou que hoje vai ocorrer uma pequena descida da máxima, prevendo-se que fiquem entre os 17 e os 23 graus, com exceção das terras altas que vão variar entre os dois e os 15 graus.
"Hoje tivemos uma pequena subida da mínima e depois no domingo com a evasão de uma massa mais polar vamos ter uma descida que irá estender-se até segunda-feira. No Nordeste Transmontano e na Beira Alta vamos ter mínimas entre os 0 e os 5 graus e no resto do território vão andar na casa dos 10/14 graus", disse.
Maria João Frada disse ainda existir uma possibilidade de nova ocorrência de precipitação a norte do sistema Montejunto/Estrela entre os dias 07 e 11 de novembro.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados