Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

FERIADO - 16 De Outubro De 2017 É Dia Do Comerciário e vejam o que pode abrir ou não

15 de outubro de 2017

/ by visao surubim
Criado pela Lei 12.790 de 14 de março de 2013, o dia do Comerciário ou Dia do Comerciário .  Dia do Comerciário – 16-10-2017Comércio fica fechado na próxima segunda-feira

Sobre o Dia do Comerciário que será comemorado no dia 16/10, de acordo com a Convenção Coletiva vigente, os Comerciários não podem trabalhar neste dia. Na oportunidade, a CDL informa que a entidade não funcionará no dia 16 de outubro do corrente ano. Mais informações, entrar em contato com o SINDECOM, através do (81) 3634.1141.
Parabéns comerciário! O comércio não abre  

Dia do Comerciário: veja o que abre e fecha na próxima segunda-feira                                                Os cariocas devem ficar atentos aos mercados e lojas que ficarão fechados na próxima segunda-feira por conta do Dia do Comerciário, para evitar fazer viagens perdidas. De acordo com o Sindicato dos empregados do Comércio, a lei que proíbe estes estabelecimentos de abrir inclui os setores de roupas, joias, relógios, móveis, material de construção, açougues, óticas, supermercados e hortifrutis.

O sindicato considera a medida uma conquista histórica para a categoria, pois é previsto na convenção coletiva. De acordo com entidade, o comerciário que for chamado para trabalho, mesmo que seja internamente com a loja fechada, ele deve denunciar o abuso ao sindicato. Além disso, ao longo da segunda-feira, equipes do sindicato farão fiscalizações pela cidade, para evitar que as folgas sejam descumpridas.   Segundo o presidente do Sindicato, Márcio Ayer, lojas podem ser multadas se descumprirem a norma.

— A multa para o estabelecimento que descumprir a regra pode variar de R$ 300 a R$ 527 por funcionário que estiver trabalhando — destaca.
Apenas o ramo de alimentação — restaurantes, bares, lanchonetes e similares — funcionam, porém existem exceções: no caso dos shoppings, as lojas e quisques estarão fechados. Já as praças de alimentação e lazer funcionam normalmente em horário especial que depende de cada centro de compra.
Os trens, metrô e as barcas operam nos horários previstos. Bancos funcionam no horário habitual, de 10h às 16h, e agências dos Correios também. A Comlurb também trabalha normalmente.
Os hospitais estaduais e municipais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionarão normalmente.
Criado pela Lei 12.790 de 14 de março de 2013, o Dia do Comércio ou Dia do Comerciário é oficialmente comemorado no dia 30 de outubro. No Rio, o Dia do Comerciário é comemorado com um feriado estadual para os trabalhadores do comércio, na 3ª segunda-feira de outubro.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados