Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Nilton Mota: modelo de moagem da Usina Cruangi é exemplo para todo Brasil

25 de agosto de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site Assessoria de Imprensa Agricultura de Pernambuco:TIMBAÚBA - O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, destacou as qualidades do modelo de moagem da Usina Cruangi, em Timbaúba. Nilton acompanhou o governador Paulo Câmara na cerimônia que marcou o início dos trabalhos na usina para a safra 2017-2018, nesta sexta-feira (25). O empreendimento vai injetar R$ 100 milhões por ano na economia da Zona da Mata, gerando cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos.
"Hoje voltamos à Usina Cruangi com o nosso governador Paulo Câmara para o início da moagem de uma nova safra. Ali foi encontrado o modelo que é exemplo para o Brasil. Um modelo em que temos o espírito de cooperativismo capaz de construir sonhos, principalmente dos trabalhadores. Quando viemos aqui em 2015, escutamos os depoimentos emocionados dos trabalhadores, que tinham a esperança de verem a moagem da cana aqui nesta Usina. E esse sonho virou realidade", pontuou Nilton Mota, lembrando que, enquanto no estado de São Paulo cerca de 80 usinas foram fechadas, em Pernambuco, foram abertas mais três. "Esse é o ciclo da unidade, da união do povo com o poder público e do poder público com o privado", destacou.
Atualmente, Pernambuco é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste, com a produção média de estimada em 12 milhões de toneladas por ano, gerando cerca de 265 mil empregos diretos e indiretos. O setor sucroalcooleiro é o que mais emprega no Brasil, segunda dados do Cadastro Geral de Empregados e Despregados (Caged), do Ministério do Trabalho. 

Hoje, o Estado contabiliza 13 usinas em operação. A Zona da Mata é a maior produtora de Pernambuco. No total, são 25 cidades que têm na indústria sucroalcooleira a sua principal atividade. De acordo com o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), na safra 2015/2016, a produção chegou a 11 milhões de toneladas. Foram mais de 353 mil metros cúbicos de etanol e mais de 809 mil toneladas de açúcar. 

No ato desta sexta estiveram presentes os prefeitos de Timbaúba, Ulisses Felinto; Buenos Aires, Fabinho Queiroz; Chã de Alegria, Tarcísio Renovação; Macaparana, Maviael Cavalcanti; Condado, Cássio; e  Lagoa de Itaenga, Dona Graça. Também estavam os vereadores de Timbaúba Guel, Gerson e Zeca do Bode. Os deputados estaduais Aluísio Lessa, Henrique Queiroz, Romário Dias e Antônio Morais também marcaram presença, assim como o deputado federal Tadeu Alencar. 

Compareceram ainda Alexandre Andrade, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana-de-açucar, Renato Cunha, do Sindaçúcar, Gerson Carneiro Leão, presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-açucar, e Frederico Pessoa de Queiroz, diretor da Cooperativa de Gronegocios.



Gerência de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária
E-mail: imprensasara@gmail.com
Twitter: @agriculturaPE 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados