Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Médico esclarece indicação da farmacoterapia antiobesidade

29 de agosto de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site imprensa Associação Brasileira de Nutrologia Rodrigo Bifani: No Congresso Brasileiro de Nutrologia, Dr. Durval Ribas Filho explica como funcionam remédios, e como e quando devem ser usados... alterações genéticas anti-obesidade, entre outras benfeitoriasFoto Internet                                                                                                                                              
A homeostase energética – que é a interação metabólica que mantém a energia do corpo para sobrevivência em curto e longo prazo – é diferente nas pessoas com obesidade e nas pessoas magras. Isso é o que explica o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), ao falar sobre a função dos medicamentos antiobesidade, assunto que será tema de sua palestra no XXI Congresso Brasileiro de Nutrologia, realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O Dr. Durval ensina que os medicamentos agem para reduzir o consumo de energia, inibindo a fome, aumentando a saciedade, diminuindo o desejo pelo consumo de gordura e reduzindo a absorção de nutrientes como gorduras e carboidratos, em alguns casos. Eles ainda aumentam a taxa metabólica, que é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal, fazendo assim com que haja um maior gasto energético. Esses remédios – anfepramona, femproporex e mazindol – devem voltar ao mercado após a aprovação da lei que autoriza sua produção, comercialização e prescrição, mas seu uso deve ser feito apenas com acompanhamento médico.
"A farmacoterapia adequada e aprovada recentemente é uma estratégia aliada no combate à doença obesidade, mas não deve ser a primeira ação adotada", alerta o médico. O importante, de acordo com Dr. Durval, é que sempre seja sugerida uma mudança no estilo de vida (dieta e atividade física) além de mudanças cognitivas e comportamentais. Veja a recomendação desenvolvida pelo médico nutrólogo:
Tabela Medicamentos
A obesidade é uma doença crônica grave e pode ser genética. De acordo com estudos publicados em periódicos americanos de medicina, existem fenótipos relacionados a genes candidatos da obesidade. "São diversos fatores que podem influenciar a existência de proteínas codificadas que atuam na predisposição ao sedentarismo, na baixa oxidação lipídica, processo responsável pela combustão das células do tecido adiposo, na adipogênese, que é a expansão do tecido adiposo por meio da proliferação de adipócitos (composto em sua maioria por gordura), e na regulação da saciedade", afirma o especialista. Hoje, segundo o especialista, ainda podemos descobrir a existência dessas proteínas codificadas por meio de exames de sangue.
Uma população desassistida por medicamentos antiobesidade é uma população doente que pode desenvolver milhares de outras patologias. No ano passado, durante o XX Congresso Brasileiro de Nutrologia, o Dr. Richard L. Atkinson, médico que atua há mais de 30 anos nesse campo, e cofundador da Associação Americana de Obesidade e Professor de Medicina Molecular do Instituto Suíço Karolinska, comentou sobre a complexidade e o preconceito que envolve a doença. "Muitos médicos e agências governamentais ainda mantêm o pensamento de que a obesidade é um problema relacionado a um estilo de vida inadequado ou de comportamento alimentar ruim unicamente", analisou.
Sobre a ABRAN
Fundada em 1973, a ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia - é uma entidade médica científica que dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, que sãodecisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano. Reúne mais de 1.100 médicos nutrólogos titulados especialistas em nutrologia pelo Brasil e mais de quatro mil médicos associados, que atuam no desenvolvimento e na atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população. Visite www.abran.org.br, curta a ABRAN no Facebook facebook.com/nutrologos e no Instagram @nutrologia.
Mais informações para a imprensa
Rodrigo Bifani
Barcelona Soluções Corporativas
(11) 3019 3094 | 98306 2156
rodrigo@barcelonasolucoes.com.br
Monica Giacomini
Barcelona Soluções Corporativas
(11) 3019-3093
monica@barcelonasolucoes.com.br
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados