Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Alunos da FEI desenvolvem projetos que estimulam a Sustentabilidade e protegem o Meio Ambiente

24 de julho de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site  imprensa Grupo CDI - Comunicação e Marketing Beatriz Libonati: Os trabalhos de conclusão de curso destacam geração de energia renovável, reciclagem de lixo e tratamento de águas contaminadasMáquina torna a separação de resíduos recicláveis mais rápida e eficienteFormandos do Centro Universitário FEI produziram diversos projetos de conclusão do curso, que visam melhorar e contribuir para uma sociedade mais sustentável. Entre os trabalhos de destaque está a Selecta, um protótipo de equipamento para a triagem de lixo reciclável (pré-selecionado). A máquina contém três etapas de separação, cada um separa tipos de materiais diferentes, agilizando o processo de separação de lixo e gerando empregos.
Outro grupo desenvolveu o Helios FEI, um concentrador cilíndrico parabólico capaz de gerar energia heliotérmica, que é limpa e barata. Já na área de Engenharia Química, destacam-se estudos voltados para tratamento da água, com destaque para a água ácida, bastante comum em refinarias de petróleo.
Saiba mais sobre os projetos:
Helios FEI- O projeto consiste em um concentrador cilíndrico parabólico no qual foram colados espelhos coletores utilizados para concentrar a luz solar em tubos receptores posicionados ao longo da linha focal dos espelhos que são desenhados para seguir a posição do Sol. Dentro do tubo temos um fluxo de água passando que é aquecida pela concentração de luz solar incidente. Essa mesma água quente será a fonte de energia para um “chiller” de absorção que nada mais é do que uma máquina frigorífica. A ideia é tentar substituir a eletricidade, como fonte de energia, pela enérgica heliotérmica, que é limpa e barata. Pode ser empregado em sistemas de refrigeração (geladeiras, ar condicionado, frigobar) e para sistemas de aquecimento (chuveiros e aquecedores).
Fusion - O projeto une o fornecimento de calor ao controle de sua umidade interna, oferecendo uma alternativa de fornos voltados às cozinhas e restaurantes no mercado nacional.
Selecta - O projeto é basicamente uma máquina de seleção de lixo reciclável (pré-selecionado). A máquina trabalha com duas esteiras de transporte e três esteiras de separação. O material entra na esteira de transporte e é desvinculado um do outro e arremessado para cima por bicos pneumáticos alcançando assim uma área de arrasto de ventiladores que empurram esse material para uma coifa, chegando a uma esteira de separação. A máquina contém três etapas de separação, onde cada etapa separa uma gama de material diferente.
Comparação entre os tratamentos por esgotamento e membrana para a água ácida proveniente de refinaria de petróleo - A água ácida ou sour water é um tipo de efluente bastante comum em refinarias de petróleo e contém resíduos de substâncias tóxicas. Nesse projeto, fez-se uma análise do tratamento da água ácida, comparando-se o esgotamento por vapor e a separação por osmose reversa.
Estudo da separação de fases biodiesel-glicerina da reação de transesterificação etílica - A purificação do biodiesel é uma etapa bastante importante em seu processo de obtenção. Nesse projeto, promoveu-se a separação de fases entre biodiesel e glicerina, verificando-se a eficiência do processo por meio de decantação, centrifugação e através de lavagem a com água quente.
Desenvolvimento do processo de tratamento de efluente de uma indústria de tinturaria - Efluentes provenientes de tinturaria tem grande potencial para provocar danos ao meio ambiente. Nesse projeto, desenvolveu-se uma estação de tratamento para esse tipo de efluente, promovendo-se seu posterior reuso na própria tinturaria.
Estudo da extração da quercetina a partir da cebola roxa e seu uso como conservante alimentar natural - A quercetina é uma substância antioxidante encontrada na cebola roxa (Allium Ceppa L.) e tem potencial para ser usada como conservante natural de alimentos. Nesse trabalho, foram determinadas em laboratório as melhores condições para a extração da quercetina.
Sobre o Centro Universitário FEI
Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.
Mantida pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.
Informações para a imprensa
Grupo CDI - Comunicação e Marketing
Beatriz Libonati (11) 3817-7911 – beatriz@cdicom.com.brFlávia Tavares (11) 3817-7914 – flavia@cdicom.com.brCláudia Santos (11) 3817-7925 – claudia@cdicom.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados