Cavalgada de Santana movimenta o Agreste no próximo dia 8

Segundo o site http://www.jornaldecaruaru.com.br:

A Pousada da Paixão dispõe também de pacote especial para hospedagem no fim de semana do evento.Cavalgada de SantanaNo próximo dia 8 de julho acontece uma das mais tradicionais cavalgadas do agreste pernambucano. É a Cavalgada de Santana que será realizada pelo 16º ano em Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus. O evento cultural reúne cavaleiros de toda a região para celebrar a tradição das tropas e boiadas. Quem não possui cavalo, participa do evento alugando um com os organizadores, ou seguindo o trajeto em carro próprio ou ainda em Toyotas alugadas.

Entre as atrações do evento estão os shows de Daniel Gonzagão, Joãozinho Aboiador, Berinho do Acordeon, Cláudio Rios, Petrúcio Amorim e Banda Forrozão MW (Monteiro – PB), além de muito forró pé-de-serra. A cavalgada é promovida pela Pousada da Paixão, que funciona dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém onde todos os anos é encenado o espetáculo da Paixão de Cristo.
Quem desejar participar pode adquirir o kit promocional até o dia 30 de junho por R$ 200,00, ou por R$ 220,00 após essa data. O kit, que inclui camisa e boné, dá direito a participação em churrasco na Fazenda Mandacaru, no almoço servido na Pousada da Paixão, bebidas e participação nos shows.
Os kits estão sendo vendidos na recepção da Pousada da Paixão, no Restaurante Andrades (Bar de Zé de Tintim), Ele e Ela Lanches e no Mercadinho Vem que Tem, todos localizados em Fazenda Nova, e na Diamantinho Jóias, em Caruaru.
A Pousada da Paixão dispõe também de pacote especial para hospedagem no fim de semana do evento, de 7 a 9 de julho. Mais informações e reservas estão disponíveis através da recepção da Pousada da Paixão pelo telefone: (81) 3732.1602 ou pelo e-mail: contato@pousadadapaixao.com.br.   veja também 

Boi Tira Teima de Caruaru realiza projeto ‘’Se Correr, o Boi Te Pega!’  

O objetivo dessas atividades é manter viva as tradições da cultura de raiz e preservar nossa identidade cultural.Boi Tira Teima O projeto ‘’Se Correr, o Boi Te Pega’’ contará com oficinas gratuitas que abordará a história do Boi Tira Teima e todos os elementos que compõe a brincadeira, como: a musicalidade do Bumba Meu Boi, percussão, figurinos e adereços, história do boi e do Mestre Gercino, cantigas e loas. Serão 50 vagas destinadas para os brincantes do Boi Tira Teima e estudantes de escolas públicas de Caruaru.

Sua realização será durante todo mês de julho de 2017, na Casa do Boi Tira Teima, localizada na Estação Ferroviária de Caruaru, no período da manhã e tarde. Os interessados podem acessar as redes sociais do projeto e acompanhar todas as informações, são facebook e instagram (ambas com o nome do projeto).Boi Tira Teima O objetivo dessas atividades é manter vivas as tradições da cultura de raiz e preservar nossa identidade cultural, como também estimular e conscientizar os brincantes do Boi abordando a importância do mesmo para Caruaru, e só está sendo possível pelo incentivo do Governo do Estado de Pernambuco/FUNCULTURA.
Se Correr, o Boi Te Pega! foi idealizado pela jornalista e produtora cultural, Janaina Waléria, que trabalha na área cultural há 17 anos com a dança popular, tendo essas manifestações culturais como referência para o seu trabalho através do Balé Popular Avelós, fundado pela mesma no ano de 2005.Janaina Waléria - jornalista e produtora cultural.Janaina Waléria – jornalista e produtora cultural.
Outros profissionais envolvidos no projeto são os monitores Marconiel Silva da Rocha – percussão e musicalidade, Merielle Lino Lins – figurinos e adereços, Roberto Gercino – história do Boi Tira Teima e Loas, Paulo Ely – produção, Neidjane Tenório – Comunicação/Mídias Sociais e Mariana Souza – coordenação pedagógica.
O Boi Tira Teima existe desde 1922, quando foi fundado por seu Pedro Evangelista, no sítio Preguiça, zona rural de Caruaru. Desde a década de 1970, para que a brincadeira não se acabasse, o boi foi assumido por um de seus brincantes, o Mestre Gercino, que comandou a brincadeira até outubro de 2011, quando faleceu, aos 83 anos. Desde então, o seu filho, Roberto Gercino dá continuidade.Mestre GercinoMestre Gercino
Os participantes receberão certificado ao final das oficinas. No último dia, em comemoração à conclusão do projeto, haverá um grande cortejo do Boi Tira Teima com os alunos do projeto, apresentando o que aprenderam, e todos serão convidados a participar dessa celebração da cultura popular.

DEPOIMENTO

Pra mim está sendo incrível aprovar um projeto como este, pois sempre tive grande amor pela cultura popular, em especial o Boi Tira Teima, que acompanhei tantas vezes quando criança, tanto encantada com os personagens, como assustada com outros. Hoje, tenho grande prazer em contribuir de alguma forma para a preservação dessa manifestação cultural que é de grande importância para nossa identidade e para Caruaru, e que só foi possível pelo incentivo do Governo do Estado / FUNCULTURA. Agradeço a minha grande parceira, Jô Barbosa, da Comadres Produções e a todos os monitores que abraçaram o projeto com a mesma sensibilidade. Diz, Janaina Waléria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

General Heleno: “Vamos fechar o Congresso Nacional. Não existe nenhuma Democracia em nosso País mais.”

Dois Bandidos se dar mal ao tentar roubar a Loja Magazine Luíza em Surubim