Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Após apreensão de ‘kit flagrante’, 12 PMs são presos por tráfico de drogas

15 de fevereiro de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site ponte.cartacapital.com.br:

Sargento, dois cabos e nove soldados tiveram a prisão preventiva decretada após apreensão de grande quantidade de drogas dentro da viaturaAs drogas apreendidas em duas malas dentro da viatura M-50315 – Foto: Reprodução/Ponte Jornalismo     Os soldados André Nascimento Pires e Rodrigo Guimarães Gama, do 50º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Guanabara, zona sul de São Paulo, não são os únicos presos pela grande apreensão de drogas dentro da viatura ocorrida após averiguação da Corregedoria da PM no dia 30 de janeiro deste ano. De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), os soldados foram presos com duas malas cheias de drogas e duas latas de cerveja abertas no carro.

Após 17 mandatos de busca e apreensão, determinados pelo juiz Luiz Alberto Moro Cavalcante, do TJM (Tribunal da Justiça Militar), o juiz de Direito Ronaldo João Roth decretou na última sexta-feira (10/02) a prisão preventiva de 12 policiais. Além dos soldados pegos em flagrante, foram para o presídio militar Romão Gomes os soldados Nicolas Almeida Leopoldino da Silva, Anderson Moura de Almeida, Ricardo Francisquette Herrera Filho, Julio Cesar Andrade, Jefferson Cardoso Pedroso, Paulo Alberto Freitas de Oliveira e Heitor Piovesan. O 2º sargento Marcelo de Souza e os cabos Rodolfo Ramos Correia e Luiz Carlos de Jesus Melo também foram presos após investigações no 50º Batalhão.

Segundo o TJM, as drogas apreendidas seriam vendidas a um traficante de drogas da zona sul de São Paulo. De acordo com escutas telefônicas, os PMs presos cometiam diversos delitos para recebimento de vantagem indevida. Os delitos iam desde tráfico de drogas até corrupção passiva, concussão, extorsão e peculato, além de sequestro. Eles também atuavam em locais de ponto de venda de drogas, “deixando de adotar as medidas de caráter policial”, de acordo com a denúncia. Os PMs agiam, principalmente, durante o horário de trabalho, fardados e com as viaturas e as tecnologias da corporação.    De acordo com a investigação, durante a apuração houve sequestro de traficantes e seus familiares praticados pelos PMs do 50º BPM. Segundo o TJM, “os quais também podem ser facilmente coagidos pelos investigados, razões estas que já impõem a decretação da prisão dos indiciados pela conveniência da instrução criminal”, afirma a sentença que decretou a prisão preventiva.  “Observa-se que os indiciados se favoreciam da condição de policiais militares para formar associação criminosa, afastando-se completamente do seu dever funcional, praticando delitos que deveriam combater, o que, aliado ao fato da reiteração de condutas delituosas, demonstra a necessidade da prisão para a garantia da ordem pública”, escreveu o juiz Ronaldo Roth na decisão.      O KIT FLAGRANTE

Conforme a Ponte Jornalismo revelou no dia 31 de janeiro deste ano, dois PMs da zona sul de São Paulo foram presos com “kit flagrante” dentro da viaturaO kit flagrante, que poderia ser usado para forjar prisões ou para venda de entorpecentes, por exemplo, estava com os soldados de 1ª classe do 50º Batalhão da PM André Nascimento Pires e Rodrigo Guimarães Gama, que agora respondem por tráfico de drogas.

O flagrante ocorreu na rua Vitória Régia, na Brasilândia, zona norte da capital. Um tenente e um capitão da Corregedoria averiguaram a viatura número M-50315, que continha duas cervejas no porta-malas e outras duas malas cheias de drogas.    PMs trabalham no extremo sul e foram pegos com cerveja e drogas no extremo norte da capital – Foto: Reprodução/Ponte Jornalismo                       Após a averiguação, os corregedores inspecionaram o armários e os carros particulares dos PMs. Nada foi localizado. Eles foram conduzidos à Corregedoria para prestar esclarecimento acompanhados pelo responsável da área do 50º Batalhão. Depois, enviados ao presídio militar Romão Gomes.

À época do caso, a SSP, por meio da assessoria de imprensa terceirizada CDN Comunicação, afirmou à Ponte: “A Corregedoria da Polícia Militar informa que prendeu em flagrante dois policiais do 50º BPM/M. Em vistoria feita na noite de segunda-feira (30/01), agentes da Corregedoria encontraram duas latas de cerveja pela metade e uma mala com drogas na viatura que os dois soldados ocupavam. Os dois PMs, que afirmam desconhecer a origem da droga, foram encaminhados para o presídio Militar Romão Gomes. A Corregedoria irá abrir processo exclusório para os dois”.

A assessoria deixou de informar quantos gramas e quais drogas foram apreendidas com os PMs.                                                                                                                                    

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados