A principal ação abordada na reunião foi a obra de esgotamento sanitário que está sendo desenvolvida em todo o município, além da construção de nove estações elevatórias de esgoto. A obra está sendo realizada com base no princípio de visão integrada de saneamento e prevê melhorias no abastecimento d’água da cidade, além de esgoto, tratamento de resíduos sólidos e investimentos em melhorias da qualidade ambiental.
De acordo com a prefeita Ana Célia, “a cidade de Surubim só tem a ganhar com a instalação do sistema de esgotamento sanitário, porque isso significa mais saúde e qualidade de vida para as pessoas, tirando muitos das filas das clínicas e dos hospitais”. Ela afirmou, ainda, que “isso permite ao município investimento em outras áreas”.
No Brasil, cerca de 340 mil internamentos ocorrem todo ano relacionados a problemas como falta de saneamento básico e esgotamento sanitário.
A Compesa já realiza em diversos municípios iniciativas no âmbito da saúde, educação e serviço social e apresentou o que pode implementar em favor da cidade de Surubim, como o Projeto Verdejar, já implantado em Tacaimbó, que prevê a arborização ou reflorestamento em grande parte da cidade.
Outro projeto, como o Minha escola mais verde, prevê a conscientização de alunos da rede pública municipal para o plantio e preservação de áreas verdes nas escolas.
A parceria com a prefeitura deve contemplar ações para o Dia Mundial da Água, além do apoio a outras campanhas realizadas no município. A partir da reunião realizada no Centro Cultural José Nivaldo, as secretarias municipais irão realizar encontros pontuais para definir as demandas de cada setor.
site está praticamente impossível de ler em um celular
ResponderExcluir